Paraíba

ELEIÇÃO REITORIA

Eleição para Reitoria da UFPB (2024) tem três chapas concorrentes. Confira os nomes e a agenda do pleito

Dois professores retiraram as candidaturas anunciando apoio às professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Foto: Internet

A comunidade universitária se prepara para uma nova eleição para Reitor da UFPB (Universidade Federal da Paraíba) 2024.

Faltando apenas duas semanas para a votação que definirá o novo Reitor(a) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o cenário eleitoral se configura ainda mais acirrado: é que no último dia de inscrição das chapas (03/04), os professores Walmir Rufino, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e José Roberto, do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN), retiraram suas candidaturas, anunciando apoio às professoras Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega.

::ELEIÇÕES UFPB | Terezinha e Mônica, da Chapa 2, vencem eleições para a Reitoria da UFPB Nesta quinta-feira (27), a ADUFPB publicou nota para defender posse das mulheres eleitas no pleito

Com essa reviravolta, permanecem na disputa as chapas: 

-"UFPB: Inovação com Inclusão", liderada por Terezinha Domiciano (professora titular do departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias no Campus 3 em Bananeiras), e Mônica Nóbrega (professora associada da UFPB e tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Aplicada); 


Teresinha Domiciano e Mônica Nóbrega / Foto: Internet


-"Conecta UFPB", encabeçada por Lucídio dos Anjos Formiga Cabral (diretor do Centro de Informática) e João Euclides Fernandes Braga (diretor do Centro de Ciências da Saúde);

-"Avança, UFPB", composta pelos professores Valdiney Veloso Gouveia (atual Reitor da UFPB) e Rita de Cássia de Faria Pereira (Pró-Reitora de Gestão de Pessoas - Progep).

Nomeação compulsória de Valdiney Veloso

Em 2020, Teresinha Domiciano e Mônica Nóbrega, da Chapa 2 - "Inovação com Inclusão", venceram as eleições para a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em segundo lugar, ficou a chapa 1 – Isac Almeida de Medeiros (Reitor) e Regina Celi  (vice-Reitora); e em 3º lugar, a chapa 3 “Orgulho de ser UFPB”  – Valdiney Veloso Gouveia (Reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-Reitora).

No pleito de 2020, o ex-presidente Jair Bolsonaro nomeou Valdiney Veloso Gouveia (Reitor) e Liana Filgueira Albuquerque (vice-Reitora) da chapa 3 “Orgulho de ser UFPB” para comandar a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, no período 2020 - 2024. Os escolhidos ficaram em 3º lugar no pleito.

A chapa teve uma votação inexpressiva na consulta eleitoral da UFPB, perdendo em todos os segmentos: docente, técnicos administrativo e estudantes; obteve um total de zero voto no Consuni (Conselho Universitário), e só entrou na lista Tríplice à custa de uma liminar. 

Na época, a chapa de Terezinha/Mônica obteve 47 votos e a chapa Isac/Regina, 45 votos no chamado conselhão, que reúne os três conselhos superiores da UFPB (Consuni, Consepe e Conselho Curador).

Como aconteceu em outras 14 universidades do país, a nomeação de 2020 se deu de forma antidemocrática - mas não ilegal - do novo Reitor.

Por lei, é prerrogativa do presidente da República definir os nomeados para o cargo de Reitor das Universidades Federais a partir da lista tríplice encaminhada pelas instituições. Desde o governo Lula, o costume adotado era indicar o primeiro colocado da lista, que no caso seriam Terezinha e Mônica, da Chapa 2 - "Inovação com Inclusão", que venceram as eleições com 964.518 votos (soma total ponderada e normalizada). O segundo lugar Isac/Regina Célia obteve 920.013 votos (soma total ponderada e normalizada), restando os 106.496 para a chapa Valdiney/Liana.

::ANTIDEMOCRÁTICO Bolsonaro nomeia candidato com zero voto no Consuni para Reitor da UFPB

Eleição 2024

A resolução com as regras do processo eleitoral foi aprovada em uma reunião do Consuni (Conselho Superior da instituição) no dia 22 de março e 2024. Conforme as regras estabelecidas, a campanha acontecerá entre 4 e 24 de abril: a campanha eleitoral estará em vigor até o dia 24 de abril, encerrando-se um dia antes da eleição, agendada para 25 de abril, que será em apenas um turno. Os votos serão computados de forma presencial em urnas eletrônicas, cedidas pelo TRE (Tribunal Regional Eleitora). O resultado sairá no mesmo dia.

O resultado será divulgado no mesmo dia. Posteriormente, em 12 de junho, o "Conselhão", composto pelo Consuni, Consepe (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) e Conselho Curador, se reunirá para decidir a lista tríplice que será submetida ao Ministério da Educação para a escolha presidencial.

A lista tríplice deverá ser encaminhada ao MEC em até 30 dias após a reunião unificada dos conselhos superiores. O novo(a) representante escolhido(a) na eleição para Reitoria da UFPB deverá tomar posse em novembro de 2024.

Poderão participar da votação três categorias, com paridade de votos, com cada segmento tendo o peso de 1/3 do colegiado:

-Alunos;
-Professores;
-Servidores técnico-administrativo;

Agenda do pleito

-Inscrições de chapas: 1º e 3 de abril
-Campanha: 4 e 24 de abril
-Votação: 25 de abril
-Resultado: 25 de abril
-Reunião de preparação para a lista tríplice: 12 de junho
-Posse: novembro de 2024


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)
 

Edição: Cida Alves