Paraíba

CULTURA AFRO

Escola de Capoeira Angola ao Pé do Baobá comemora 10 anos com programação especial

Programação recheada de eventos segue desta quarta (3) até o próximo domingo (7)

João Pessoa - PB |
Reprodução - Card Reprodução

A Escola de Capoeira Angola Ao Pé do Baobá (ECAPB), fundada pelo Mestre Robson Santiago em 07 de julho de 2014, comemora seu 10º aniversário com uma série de eventos que ocorrem a partir de hoje, dia 3, e vão até o domingo, 7 de julho, no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (CEJUBE) em Gramame.

A Escola dedica-se à preservação da história e tradição da Capoeira Angola, reconhecendo-a como patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Mais do que um esporte, a capoeira é uma prática que aprimora o controle físico, motor e emocional, além de promover a cidadania, o respeito às raízes culturais, a convivência em grupo, o autocuidado e a empatia. Crianças que praticam Capoeira infantil na ECAPB aprendem não apenas a jogar, mas também a cantar e tocar instrumentos tradicionais.

Durante os 10 anos de existência, a ECAPB expandiu suas atividades para o bairro dos Bancários e os municípios de Alhandra e Marcação, próximo à Baía da Traição. A escola convida todos os capoeiristas e entusiastas para participar das comemorações.

 Programação Especial de 10 Anos

 -Quarta-feira (3): Roda aberta de Capoeira Angola na Praça da Alegria da UFPB, às 19h.
- Quinta-feira (4): Roda de diálogo intitulada "Natureza e Capoeira Fazendo Arte" no bairro dos Bancários, às 19h.
-Sexta-feira (5): Roda de encerramento do curso de Capoeira Angola para iniciantes no Centro de Vivência da UFPB, às 19h.


Reprodução / Card Reprodução

-Sábado (6):
  - 9h: Palestra com Mestra Tina.
  - 10h: Oficina com Mestre Lima.
  - 15h: Oficina com Mestre Efraim.
  - 16h: Oficina com Mestra Mônica.
  - 17h: Oficina com Mestre Nino Faísca.
  - À noite: Apresentação cultural do grupo Fulô do Baobá no Centro de Atividades e Lazer Padre Juarez Benício (CEJUBE) em Gramame.
  - Festejo junino com forró e uma feira de troca e venda de artesanatos.
-Domingo(7):
  - 9h: Roda de conversa e oficina com Mestre Naldinho.
  - 11h: Roda de encerramento.
  - 13h: Almoço e lazer.

As inscrições para participar do evento ainda estão abertas, incluindo participação nas atividades, certificação, alimentação e camiseta. O valor da inscrição individual é R$ 200, e a casadinha para duas ou mais pessoas custa R$ 180 por pessoa.


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução

Mestre Robson Santiago faz o convite para o festejo: 

"É com muito prazer que convidamos toda a comunidade e sociedade paraibana para festejar com a gente esses 10 anos de resistência. Preservar nossa cultura, que é genuinamente brasileira, é um trabalho desafiador. A capoeira está presente em mais de 120 países, e é importante valorizarmos o que é nosso. Esse trabalho beneficia o corpo e a mente, além de promover o conhecimento da história do nosso país. Sejam todos convidados a participar desta comemoração e a conhecer a arte da capoeira. Esperamos por vocês com um forte abraço", declarou o Mestre.

Empreendedores que desejam participar da feira de artesanato e venda, que acontecerá no sábado, 6 de julho, aina podem se inscrever para participar do evento. Maiores informações na página da Escola 


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves