Paraíba

EXPRESSÃO ARTÍSTICA

João Pessoa recebe neste sábado (17) o V Festival Oxente de Pole Dance

Criado na cidade de Salvador (BA), em 2019, o evento visa difundir a prática do pole dance nas regiões Norte e Nordeste

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Registro durante o Festival Oxente de Pole Dance 2023. - Foto: João Vitor Martins.

João Pessoa recebe amanhã (17) o V Festival Oxente de Pole Dance. O evento, que acontecerá no Centro Cultural Ariano Suassuna, no bairro Jaguaribe, em João Pessoa, foi criado em 2019 pela artista Gigi Lovers, na cidade de Salvador (BA), onde suas quatro edições anteriores foram realizadas. Na edição de 2024, o festival pretende mergulhar na riqueza cultural folclórica do Norte e Nordeste do Brasil. Os ingressos para o evento estão sendo vendidos pelo Sympla e também serão vendidos presencialmente.


Gigi Lovers, idealizado do Festival Oxente de Pole Dance. / Divulgação.

Por meio do pole dance enquanto expressão artística, o evento celebrará a tradição, mitos e lendas das regiões Norte e Nordeste, celebrando a tradição e incentivando a criação de coreografias que incorporam a força e elementos do folclore, como os ritmos do carimbó, maracatu e frevo, além das histórias místicas de seres fantásticos como o Boto, o Saci e o Curupira, conforme explana a organização do Festival Oxente.

A programação conta 45 apresentações (solo ou grupo) de diversas e diversos artistas, divididos em duas sessões. “O principal objetivo do evento, além de difundir a prática do pole dance nas regiões Norte e nordeste, é promover os artistas e escolas locais. Nossos temas são sempre ligados à cultura nortista/nordestina”, pontua Marina Nobre, produtora do evento e uma das artistas que compõe a programação. 


A artista Marina Nobre também é a criadora da Escola de Pole Dance em João Pessoa. / Divulgação.


“Os artistas serão incentivados e orientados a incorporar a essência dos mitos e das tradições culturais das regiões Norte e Nordeste do Brasil, mesclando técnica de pole dance com a magia e a energia das narrativas folclóricas. Trata-se de uma homenagem à herança cultural vibrante dessas regiões, convidando o público a se encantar, se emocionar e se conectar com a força e a beleza dessas histórias que permeiam o imaginário brasileiro”, enfatiza a organização, em seu material de apresentação.

Programação


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do jornal Brasil de Fato PB
Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB
Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Carolina Ferreira