Paraíba

FORTES CHUVAS

João Pessoa registra maior volume de chuvas dos últimos 30 anos, segundo a PMJP

Há relatos de desabamentos de casas e resgates de famílias, além de boletim da Semob/JP com trechos a serem evitados

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Comunidade Três Lagoas alagada
Comunidade Três Lagoas alagada - Ass. Ver Tibério Limeira

Fortes chuvas caem no litoral desde a última quinta-feira (13). Até o momento, mais de 500 mm de chuvas, o maior volume dos últimos 30 anos, segundo a Defesa Civil. O Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu novo alerta hoje (17) sobre ‘risco alto’ de chuvas. Leia a nota:
Região Nordeste: Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.
A previsão meteorológica indica condições de continuidade das chuvas, com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, no leste do Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e Alagoas. Portanto, é ALTA a possibilidade de eventos geo-hidrológicos nas Regiões Metropolitanas de João Pessoa e Recife, onde o acumulado de chuva é alto em 72 horas. Na Mata Pernambucana a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos permanece MÉDIA. Na Região Metropolitana de Natal e Maceió é BAIXA a possibilidade de ocorrência de eventos geo-hidrológicos.

Especialistas alertam à população para que se evite as áreas de risco da Capital e as encostas de barreiras, já que com a sequência das chuvas, a terra está encharcada, podendo causar deslizamentos. Segundo o prefeito Luciano Cartaxo, a Defesa Civil está em alerta desde os primeiros comunicados do Cemaden sobre o risco alto de temporais: “Queremos pedir a toda a população que evite as áreas de risco. João Pessoa é uma cidade antiga e um volume de chuvas como este de agora pode causar eventuais problemas, mas estamos trabalhando para amenizar todos esses transtornos”, disse Luciano.
Desde a quinta-feira, as dezenas de famílias desabrigadas estão sendo amparadas em espaços públicos da Prefeitura, entre eles escolas designadas pela Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) ou associações de bairros, recebendo colchões, cobertores e alimentação fornecida pela PMJP. Cozinhas comunitárias foram arranjadas e as próprias comunidades se colocaram à disposição para contribuir com doações de roupas e agasalhos, entre outros.
A Defesa Civil disponibilizou telefone para plantão: 0800 285 9020. O trabalho é preventivo, de monitoramento e manutenção, em parceria com outras secretarias. “É importante também que a população que sair de suas casas evite andar próximo a muros em risco, ficar embaixo de árvores, por causa do risco de raios, quedas de linhas de alta tensão e os veículos dirigirem em baixa velocidade, com faróis acesos e evitar os empoçamentos de água que se formam nas vias”, informa o coordenador da Defesa Civil Noé Estrela
Boletim Semob/JP segunda-feira (17)
No último boletim, na manhã desta segunda-feira (17), a Semob/JP informou os principais pontos que devem ser evitados na cidade:
- Ladeira em frente ao Paço dos Leões para acessar o bairro de cabo branco interditada 100%, devido a deslizamento de terra.
- Barreira do Cabo Branco: Trecho interditado a partir do início da Rua Desportista José Eduardo de Holanda. Acesso bloqueado também a partir da Rua José Ramalho Brunet.
- Av. Rio Grande do Sul: Trecho entre as avenidas Maranhão e Pará interditado. Buraco no asfalto. 
- BR-230: interdição das suas faixas para retirada de uma bananeira no topo da barreira do Castelo Branco. O acesso à BR pela Pedro II (sentido Cabedelo) ficará bloqueado até o final do serviço.
- Rui Carneiro: Sentido praia - Centro, na subida oposto a Sub Estação de Energia uma faixa interditada, devido a galera pluvial ter cedido.
Pontos interditados e desabamentos
- Na sexta (14), um muro de um colégio caiu em um cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a rua Manoel dos Anjos, em João Pessoa, durante a madrugada da quinta para a sexta. O barro cedeu e atingiu parte da avenida, mas não chegou a interditar o trânsito no local.
- Parte do asfalto da BR-230 cedeu no KM-39, no sentido João Pessoa - Campina Grande, por volta das 11h da sexta (14). 
- No Centro, foi registrado o deslizamento de uma barreira situada na Via São Miguel, segundo a Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
- Um poste de alta tensão caiu devido as chuvas no bairro do Treze de Maio, zona norte de João Pessoa. Segundo moradores, no momento da queda, houve oscilação de energia na área. De acordo com a assessoria, a Energisa foi até o local com uma equipe para isolar a área e substituí-lo.
- Na BR-230, no trecho de saída da Pedro II, com sentido ao município de Cabedelo, houve o deslizamento da barreira que fica na encosta da rodovia, no bairro do Castelo Branco. Por isso, o trânsito foi bloqueado no local. Seis famílias que moram em cima da barreira devem ser retiradas do local.
- Moradores da comunidade São Rafael, em João Pessoa, tiveram as casas invadidas pela água da chuva, que fez transbordar o rio que fica perto da comunidade. O acúmulo de água atingiu, pelo menos, 60 famílias e mais de três mil moradores, de acordo com o presidente da Associação dos Moradores, Edvaldo.
- A ladeira do bairro Castelo Branco também ficou bastante alagada. O Rio Jaguaribe transbordou e tomou conta da pista.
Campanhas de doação
Segundo assessoria, o Corpo de Bombeiros vem agindo intensamente para resgatar as vítimas ilhadas nas próprias casas. O destaque foi para os bairros: São José, Comunidade São Rafael e Miramar.
A associação de moradores da Comunidade São Rafael está em campanha para receber doação de colchões e agasalhos já que a comunidade foi prejudicada com cerca de 70 casas alagadas; algumas pessoas perderam tudo. 
Na comunidade Três Lagoas, Uma das lagoas transbordou e a água está invadindo várias casas na comunidade. Em seguida, moradores interditaram a BR 230
Os moradores do Bairro São José estão desobrigados e alojados na escola Seráfico da Nóbrega em Manaíra. Também estão necessitando de doações que estão sendo recebidas no local.
A secretaria de Desenvolvimento Humano está disponibilizando quatro locais de abrigo para as famílias que precisem sair de suas casas devido aos problemas acarretados pelas chuvas. São eles: Escola Municipal Seráfico da Nóbrega, em Manaíra; Ginásio da Praça Gervásio Maia, no Colinas do Sul; CRC Jardim Veneza e Escola Municipal Leonel Brizola, em Tambauzinho.

Edição: Cida Alves