A frente Brasil popular estará dando início a um ciclo de debates nesta terça-feira (15) iniciando com a Roda de Diálogo: Campo e Cidade na Luta por Direitos em Tempos de Retrocesso, com exposição de Dilei Schiochet - Movimento dos Trabalhadores Rurais sem terra (MST) e Gleyson Melo - Movimento dos Trabalhadores por Direitos (MTD). O evento terá início às 17 horas, no escritório do Frei Anastácio, Centro de João Pessoa.
Segundo Gleyson Melo esse evento é o lançamento de várias rodas de diálogo que irão culminar em um seminário amplo, realizado pela Frente Brasil Popular da Paraíba, e que está sendo construído para os dias 09 e 10 de novembro: “É uma necessidade que as forças populares progressistas de esquerda têm, e que através da Frente Brasil Popular a gente está apontando de fazer um balanço político organizativo, ou seja, olhar para a conjuntura e fazer um balanço político dos desafios daquilo que está colocado como necessidade, para gente discutir do ponto de vista da estratégia das nossas movimentações, de organizações, e do ponto de vista organizativo, ou seja, o que é que a gente precisa fazer no dia a dia, no cotidiano, para que a gente consiga dar o salto que precisamos”, conta Gleyson.
A Roda de Diálogo de hoje será sobre a questão da luta por direitos e a violação dos direitos no campo e na cidade. A proposta é disparar um tema que está mais inflamado, e trazer para o debate junto à militância. Outros diálogos já estão sendo pensados como A Questão do Poder Judiciário, a Justiça e a Democracia, juntamente com a Associação dos Juristas pela Democracia na Paraíba.
“Na prática é o momento de, ao mesmo tempo, refletir sobre o tema e trazê-lo para o centro da mesa. O que tem haver com despejo e com as violações, mas que aponte também essa necessidade urgente de a gente se reorganizar, de fazer os balanços e seguir a luta em frente porque os desafios são enormes”, complementa Gleyson.
Edição: Cida Alves