Paraíba

CINEMA PARAIBANO

Filme “A Noite Amarela” ganha prêmio de melhor diretor em festival de cinema em NY

O longa levou prêmio de melhor diretor no Brooklyn Horror Film Festival no sábado (26), nos EUA

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
 Filme “A Noite Amarela” ganha prêmio de melhor diretor em festival de cinema em Nova York
Filme “A Noite Amarela” ganha prêmio de melhor diretor em festival de cinema em Nova York - Card de divulgação

O paraibano “A Noite Amarela”, filme de Ramon Porto Mota, ganhou prêmio de melhor diretor no Brooklyn Horror Film Festival, em Nova York, nos Estados Unidos. O festival, específico para filmes do gênero horror, aconteceu entre os dias 17 e 24 de outubro, em cinemas do bairro do Brooklyn. “A Noite Amarela” foi exibido pela categoria “head trip”, para filmes que subvertem o gênero. A exibição foi no dia 20 de outubro, com debate com a produtora Mariah Benaglia e o montador do filme Fábio Andrade. A lista dos premiados foi divulgada no sábado (26).
O longa estreou pela Sessão Vitrine no dia 10 de outubro e, na Paraíba, estará em cartaz no Cine Bangüê, em João Pessoa nos dias 31/10 (quinta-feira), às 20h30; 6/11 (quarta-feira), às 20h30 e 10/11 (domingo), às 18h. As sessões custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O filme também pode ser assistido nas plataformas de vídeo sob demanda (TVOD).


Cena de "A Noite Amarela" — Foto: Flora Dias/Divulgação


Pelo mundo


A estreia mundial aconteceu no 48º Festival Internacional de Cinema de Roterdã e também foi exibido no 16º IndieLisboa, Olhar de Cinema ‘19, 14ª Mostra Cinema Conquista, 19º New Horizons IFF, 9º CineFantasy, CineBH – 13ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte e 4º Brooklyn Horror Fest. 
O filme começou como um projeto desenvolvido da primeira edição do “Núcleos Criativos” da Vermelho Profundo. Este núcleo é um edital do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), uma categoria específica do Fundo Nacional da Cultura destinada ao desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil. Para a execução do projeto, a equipe também captou recursos do Governo da Paraíba por meio do edital Linduarte Noronha, promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos.
A história é sobre sete adolescentes de Campina Grande que viajam para o litoral paraibano em comemoração ao fim do ensino médio. A diversão da viagem é interrompida por um estranho acontecimento com o grupo. Esse é o enredo de “A Noite Amarela”, escrito por Ramon Porto e Jhésus Tribuzi e produzido por Mariah Benaglia. O filme é o segundo da produtora campinense Vermelho Profundo e estreia nesta quinta-feira (10), em várias cidades brasileiras.
Além de ter sido escrito e produzido por paraibanos, as cenas foram gravadas em Campina Grande, Cabedelo e Conde. Profissionais do estado da Paraíba também participaram do elenco e de outras partes da produção, como Vito Quintans, que criou o cartaz do filme e assina a trilha sonora original.No elenco, estão Ana Rita Gurgel, Caio Richard, Clara de Oliveira, Felipe Espíndola, Marina Alencar, Matheus Martins e Rana Sui, com convidados como Fernando Teixeira, Cristian Verardi e Servilio de Holanda. Mais de 200 figurantes participaram do longa.
“Eu olho para A Noite Amarela como um tour de force sobre o fim de uma era. Um filme sobre temer o futuro e o vazio que está a nossa frente; sobre, afinal de contas, a morte da pessoa que somos”, comenta o diretor, Ramon Porto.

 

Edição: Cida Alves