O paraibano “A Noite Amarela”, filme de Ramon Porto Mota, ganhou prêmio de melhor diretor no Brooklyn Horror Film Festival, em Nova York, nos Estados Unidos. O festival, específico para filmes do gênero horror, aconteceu entre os dias 17 e 24 de outubro, em cinemas do bairro do Brooklyn. “A Noite Amarela” foi exibido pela categoria “head trip”, para filmes que subvertem o gênero. A exibição foi no dia 20 de outubro, com debate com a produtora Mariah Benaglia e o montador do filme Fábio Andrade. A lista dos premiados foi divulgada no sábado (26).
O longa estreou pela Sessão Vitrine no dia 10 de outubro e, na Paraíba, estará em cartaz no Cine Bangüê, em João Pessoa nos dias 31/10 (quinta-feira), às 20h30; 6/11 (quarta-feira), às 20h30 e 10/11 (domingo), às 18h. As sessões custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O filme também pode ser assistido nas plataformas de vídeo sob demanda (TVOD).
Pelo mundo
A estreia mundial aconteceu no 48º Festival Internacional de Cinema de Roterdã e também foi exibido no 16º IndieLisboa, Olhar de Cinema ‘19, 14ª Mostra Cinema Conquista, 19º New Horizons IFF, 9º CineFantasy, CineBH – 13ª Mostra de Cinema de Belo Horizonte e 4º Brooklyn Horror Fest.
O filme começou como um projeto desenvolvido da primeira edição do “Núcleos Criativos” da Vermelho Profundo. Este núcleo é um edital do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), uma categoria específica do Fundo Nacional da Cultura destinada ao desenvolvimento da indústria audiovisual no Brasil. Para a execução do projeto, a equipe também captou recursos do Governo da Paraíba por meio do edital Linduarte Noronha, promovido pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) Augusto dos Anjos.
A história é sobre sete adolescentes de Campina Grande que viajam para o litoral paraibano em comemoração ao fim do ensino médio. A diversão da viagem é interrompida por um estranho acontecimento com o grupo. Esse é o enredo de “A Noite Amarela”, escrito por Ramon Porto e Jhésus Tribuzi e produzido por Mariah Benaglia. O filme é o segundo da produtora campinense Vermelho Profundo e estreia nesta quinta-feira (10), em várias cidades brasileiras.
Além de ter sido escrito e produzido por paraibanos, as cenas foram gravadas em Campina Grande, Cabedelo e Conde. Profissionais do estado da Paraíba também participaram do elenco e de outras partes da produção, como Vito Quintans, que criou o cartaz do filme e assina a trilha sonora original.No elenco, estão Ana Rita Gurgel, Caio Richard, Clara de Oliveira, Felipe Espíndola, Marina Alencar, Matheus Martins e Rana Sui, com convidados como Fernando Teixeira, Cristian Verardi e Servilio de Holanda. Mais de 200 figurantes participaram do longa.
“Eu olho para A Noite Amarela como um tour de force sobre o fim de uma era. Um filme sobre temer o futuro e o vazio que está a nossa frente; sobre, afinal de contas, a morte da pessoa que somos”, comenta o diretor, Ramon Porto.
Edição: Cida Alves