Celebrando a 10ª edição, o Auto dos Orixás deste ano vem com o tema Os ancestrais - Os povos originários: índio, negro e cigano. O evento enaltece os antepassados e a família dos orixás.Tradicionalmente acontecendo no 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares, o Auto se estende durante todo o dia, no Ponto de Cem Réis, das 9h da manhã às 23 horas, encerrando com a celebração do espetáculo.
Durante o dia acontecem exposição de telas, fotográficas, feira de artesanato, apresentações de grupos de cultura popular, batuques e tenda solidária com corte de cabelo, atendimentos e documentações.
“Nesta edição abordaremos os povos originários do Brasil, falando da gênese dos orixás, da família, e estaremos homenageando seis pessoas da cultura que farão personagens de orixás fun fun (orixás que alcançaram o alto panteão na hierarquia dos orixás, na verdade: oxalás). Teremos três cortejo: indígena,(povos que já estavam), os ciganos (povos que vieram) e os negros (que foram escravizados)", explica Nai Gomes, idealizador e principal organizador do evento.
O Auto é uma realização do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes e conta com com mais de 150 pessoas, entre bailarinas/os, percussionistas, atrizes, atores, grupos de capoeira, cortejo da Luz, e o apoio de várias parcerias como a Defensoria Pública, OAB, Ministério Público, Assistentes Sociais Contra o Racismo, Quilombolas e o Movimento das Mulheres Negras.
Foto Foto: Thercles Silva
Edição: Cida Alves