O Bloco As Calungas lança, neste domingo (19) o estandarte do ano VI do bloco na cidade de João Pessoa. O evento acontece a partir das 15h na General Store. Além do show do grupo as calungas, o projeto As Batuqueiras, juntamente com as Calungas, irá se apresentar como resultado das oficinas. Em seguida, haverá encerramento com a DJ Luana flores.
O grupo de percussão, formado por mulheres, está em atividade desde 2015. São Oficinas gratuitas de percussão (caixa, alfaia, agbê, agogô e ganzá) com foco maior nos ritmos nordestinos, que o grupo promove nos meses (cerca de cinco meses) que antecedem o carnaval. O resultado é uma noite linda e cheia de batuque, saindo do Beco da Cachaçaria Philipéia em cortejo pelo Centro Histórico da cidade, resgatando o carnaval de rua de outrora. O nome que dá origem ao Bloco “Calungas” remete à bonequinha de pano tão conhecida pelo nordeste e faz parte da vestimenta de chita das componentes.
“Nossa maior contribuição é a tentativa de preservar a memória das Mestras da Cultura Popular, prestando homenagem a uma delas a cada ano, carregando seus nomes em estandartes, produzindo vídeos, e levando suas artes estampadas em nossas camisas”, afirma Priscila Fernandes uma das oficineiras e membra do grupo as Calungas, formado por oito integrantes no total.
Nos últimos anos, foram homenageadas: Dona Lenita (in memoriam) do Côco Do Ipiranga, Vó Mera Cirandeira e Coquista de Alagoinha-PB residente no Bairro do Rangel, Dona Teca do Côco do Mestre Benedito (in memoriam) de Cabedelo, Zabé da Loca (in memoriam). A cada ano o grupo aumenta o quantitativo de batuqueiras iniciantes. Este ano, irão desfilar cerca de 200 mulheres nas ruas da cidade.
Edição: Redação Bdf