Paraíba

DICA MUSICAL

Mayra Andrade: música para ouvir na quarentena

Conheça a cantora cabo-verdiana durante este isolamento social

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Mayra Andrade, cantora cabo-verdiana. - Reprodução

A minha dica de música para a quarentena é o disco "Manga" (2019) da cantora cabo-verdiana, Mayra Andrade, quinto disco de sua carreira e o primeiro gravado desde que se mudou para Lisboa, após um período de 13 anos morando em Paris.

Diferente de seus discos anteriores nos quais canta em crioulo, português, francês e até mesmo inglês, como é o caso do seu anterior "Lovely Difficult" de 2013. Nesse disco Mayra canta 4 faixas em português e 9 em crioulo, língua que se caracteriza pela mistura do português com outras línguas africanas, falada pela população do arquipélago de Cabo Verde, localizado na costa atlântica da África.

Acompanho a Mayra desde de 2010 e considero esse disco um marco na sua carreira, não só porque a maior parte das canções são de sua autoria, mas também porque o disco apresenta uma sonoridade mais moderna recheada de influências do afrobeat, além da influência de sons tradicionais de Cabo Verde, sempre presente no seu trabalho.

<>

Vale a pena não somente pela linda voz de Mayra, mas também pela sonoridade do disco em si, juntamente com a beleza da língua cabo-verdiana. Destaque para "Limitason," "Tan Kalakatan," "Terra da Saudade" e "Manga," faixa que leva o nome do disco.

*Professor de Inglês, 31 anos, adora música.

Edição: Heloisa de Sousa