O II Festival Afro Político acontece nos dias 17, 21 e 22 em celebração aos cinco anos da Marcha das Mulheres Negras, contra o racismo, a violência e pelo bem viver.
Segundo a organização, a proposta é chamar a atenção para os efeitos das discriminações de gênero e raça no contexto da pandemia e evidenciar as narrativas subversivas negras de memória e denúncia, afirmando que “nossos passos vêm de longe” e que “Eu sou porque nós Somos” (UBUNTU).
“Cumpre dizer que a situação de pandemia do Coronavírus nos leva a ressignificar nossa ação, mas não nos paralisa... Continuamos em Marcha!”
Terlúcia Silva, da Bamidelê (Organização de Mulheres Negras na Paraíba) afirma a importância do evento para a organização política das mulheres negras: “O Festival nasce para celebrar cinco ano da Marcha. O festival é uma ação do movimento de Mulheres Negras na paraíba que traz à tona o quão importante foi o processo da marcha para a organização política das mulheres negras. Em cada lugar do Brasil tivemos impactos interessante, produção acadêmica sobre a marcha, surgimento de muitos grupos, organizações e coletivas aqui na Paraíba; temos a Abayomi nesse contexto. O movimento de mulheres negras inicia aqui enquanto movimento no contexto da Marcha, então o festival tem um significado política e afetivo muito importante” define ela.
Programação - II FESTIVAL AFROFEMINISTA
17/11- 19h
- Escrevivēncias 👆🏾
21/11
- Xirē (festa)- live show com transmissão ao vivo - 16:30 - Cheirimbom
Participação:
- Ocupação 6969 efemmé Acarjow,
- Mari Miguel
-:MeBiah
- Jany Santos e Zé Reinaldo
- Gláucia e Manu Lima
- Coco da Oxum
22/11- 16h
- Feira Preta online - (- Instagram)-
- participação: 8 artesãs/os.
- intermediação: atriz Fernanda Ferreira.
Organização: ativista Fátima Sousa.
Curadora- arte-educadora Marli Soares.
- obs: haverá sorteios de artesanato com os telespectadores que ficarem até o final da live.
Edição: Maria Franco