A capital paraibana realizou a Segunda Carreata Fora Bolsonaro neste domingo, na parte da manhã. Segundo a organização, o evento contou com mais de 500 carros, além de bicicletas e motos. A concentração se deu na zona sul da cidade, depois percorreu alguns bairros e finalizou na orla de Cabo Branco.
Além do pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro, a carreata também reivindicou vacina para todos e pela volta do auxílio emergencial. A data da próxima está marcada para dia 21 de fevereiro.
Segundo Tárcio Teixeira, presidente do PSOL na Paraíba e coordenador da Frente Povo Sem Medo, a carreata foi extremamente positiva: “Não só pela ampla participação de carros e bicicletas que a acompanharam, mas também pela forma como as pessoas nos recepcionavam nas calçadas e janelas”. Ele acrescenta que a intenção é continuar com a ação, com a próxima marcada para o dia 21 de fevereiro.
“O único ponto negativo da nossa carreata foi a agressão por parte da ultradireita, de um bolsonarista em cima de um prédio, usando crianças, inclusive, para nos agredir. Mas essa pessoa foi identificada e algumas denúncias já foram encaminhadas, eu mesmo encaminhei uma denúncia para a promotoria da infância e da juventude para que apure e responsabilize esse indivíduo que agrediu e usou crianças em um gesto tão violento. Vamos seguir na luta e nessa jornada até derrubar esse desgoverno”, conclui Tárcio.
Juliana Lima, da Juventude do PSB, destaca alguns pontos positivos da ação: “A gente está seguindo realmente esse plano de ir a todos os pontos da cidade para poder dialogar com a população sobre o que está acontecendo no país. Acho que o grande diferencial dessa carreata do último domingo é que houve uma participação maior da juventude. Tá rolando também uma mobilização espontânea das pessoas que vêem os carros de chamamento e perguntam de onde vai sair; tem gente que até mesmo se organiza no dia e vai. Então foi uma carreata muito positiva e só prova que a gente não pode parar”, complementa ela.
Na avaliação de Marcos Freitas (Marquinhos), da Frente Brasil Popular, a carreata tem urgências: “Estamos pedindo vacinação para todos, pedindo a volta do auxílio emergencial para aplacar um pouco dessa crise econômica que estamos vivendo, com 14 milhões de pessoas desempregadas, e pedindo o Fora Bolsonaro. O Presidente e o Ministro da Saúde não estão fazendo uma gestão adequada no enfrentamento à pandemia, sendo negligentes em conseguir a vacina para a população brasileira. A carreata foi um sucesso, teve muita adesão e durante o percurso várias manifestações de apoio, pessoas que saiam às ruas batendo panela, vibrando com a passagem da carreata e entendendo a importância desse movimento”.
“As pessoas estão saindo do silêncio de suas casas, das dores das suas casas, do sofrimento das suas casas pra se juntar e dizer que tá insuportável essa situação”, comenta Joana D'Arc da Silva, da Cunhã Coletivo Feminista e Movimento Mulheres em Luta da Paraíba. “A gente quer dialogar com a sociedade e vimos diversas manifestações de apoio durante o percurso, pessoas que não podiam estar, que justificaram, mas estavam na rede social, saíram nas calçadas pra bater panela, pra pintar, pra botar uma faixa. A gente tá nesse grito de dizer que nenhuma morte a mais, a gente quer vacina para todos e um plano de vacinação urgente. A questão do emprego, da carestia, as pessoas estão indo pra a rua pra dizer que é insuportável o preço do botijão de gás, da gasolina, que aumentou em mais de 100%”, defende ela.
Ao final da matéria, confira galeria de fotos de João Pessoa.
Campina Grande
A carreata em Campina Grande contou com mais de 130 carros, além de bicicletas e motos. A concentração foi em frente à ACI, ao lado do Açude Velho, e seguiu pela Avenida Paulo de Frontin, passando pela Almirante Barroso, Rua João Quirino, Avenida Elpídio de Almeida, seguiu pela Campos Sales e dispensou na Casa da Cidadania. A ação começou às 10h da manhã, com participação dos partidos: PT, PCdoB, PDT, PSOL, PSB, UP e Consulta Popular, além dos Movimentos Sociais e pessoas que aderiram ao evento.
:: Galeria de Fotos João Pessoa ::
Edição: Maria Franco