Em cerca de 24 horas choveu 132,2 mm em João Pessoa, segundo publicação da Aesa-PB (Agência Executiva de Gestão das Águas) nas redes sociais. O volume de chuvas já é superior ao que deveria ocorrer no período.
A Aesa informou que as chuvas desta manhã fazem parte do aglomerado convectivo gerador de chuvas na faixa litorânea e áreas adjacentes. Elas podem permanecer no decorrer do dia e se estender, de forma mais pontual, sobre as regiões do Agreste e Brejo.
Ruas alagadas
Segundo a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), vários pontos da cidades estão alagados e outros com acúmulo de água.
Vários pontos da cidade registraram alagamentos: Avenida Dom Pedro II, que ainda teve uma árvore caída próximo ao Ibama; Viaduto do Cristo, Avenida Bancário Sérgio Guerra - Bancários e na Avenida Epitácio Pessoa.
Um deslizamento de barreira entre os bairros do Roger e Padre Zé foi detectado com nenhuma vítima.
No bairro Tambiá, o muro que divide um condomínio residencial do Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica, desabou com as chuvas. Moradores estão preocupados que a estrutura do prédio seja comprometida.
No bairro dos Bancários, um muro que estava represando água acabou desabando com a força das chuvas.
No Mercado Central, um muro também desabou e deixou feirantes no prejuízo. Alguns tiveram perda de mercadoria e produtos.
O Manaíra Shopping informou que uma área do asfalto cedeu devido ao excesso de água acumulada em uma galeria. A área foi isolada e o incidente não causou nenhum dano físico ou material para colaboradores ou clientes.
Um total de 8.124 unidades consumidoras ficou sem energia por causa das chuvas. De acordo com a Energisa, as unidades que tiveram clientes prejudicados ficam em João Pessoa, Santa Rita e Lucena.
Trânsito
Acúmulo superior de água foram detectados na Ladeira Mangabeira/Valentina; Av. Sanhauá em frente à Ferroviária e Rua Manoel Lopes de Carvalho; ao lado do Atacadão, No Geisel.
De acordo com o diretor de Operações da Semob, Sanderson Ceário, há monitoramento das 70 câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) e também através de 35 agentes em campo.
Pontos com acúmulo de água:
A Semob recomenda em dias de chuva: evitar frear de maneira brusca para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência, acender as lanternas e os faróis baixos para facilitar que o carro seja visto por outros condutores, redobrar a atenção nas manobras, manter uma distancia segura do veículo que está na frente e reduzir a velocidade.
1. Viaduto do Cristo;
2. Entrada do Geisel (central de polícia);
3. Principal do Bancários (frente ao equilíbrio do ser);
4. Rodoviária Cícero Meireles/Francisco Londres
5. Beira Rio 2 pontos (frente ao sindicato dos bancários e
6. Epitácio pessoa 2 pontos(frente Lourdinas e Frente a caixa econômica);
7. Maximiano de Figueiredo (praça da independência)
8. AV Dom Pedro 2 pontos( X Coremas e ponte Ibama)
Semáforos apagados:
1.Av. João Machado x Américo Falcão;
2.Av. Pedro II x Tabajaras x Princesa Isabel – falta de energia elétrica;
3.R. João R. Alves x Luiz Alves Conserva – travado no vermelho;
4.Av. Raniere Mazilli x Napoleão Duré – Intermitente;
Informações – Para a população entrar em contato com a Semob, são disponibilizados os contatos com o COTT: 118 ou 9 8760-2134 (apenas whatsapp) – para fiscalização, acidentes e ocorrência de urgência.
Pelo App ‘Monitora Jampa’, o usuário pode ter acesso às câmeras e se programar antes de sair de casa ou do trabalho. Podendo escolher a melhor rota para seguir destino, evitando congestionamento.
Ressalta-se também que o usuário pode acompanhar tem tempo real as ocorrências do trânsito pelos nossos canais informativos para ajudar a população com informações em tempo real no twitter: @transitosemobjp e no instagran: @semobjp
A Circulação dos trens é temporariamente suspensa, devido à chuva contínua, não foi sendo possível desobstruir a passagem
Chuvas devem permanecer no decorrer do dia no Litoral, e se estender para o Brejo e Agreste.
Edição: Maria Franco