Funcionários da LIQ em João Pessoa - empresa de telemarketing-cruzaram os braços na manhã desta terça (09) por causa do atraso no pagamento de salários da empresa. Entre as pautas da greve estão:
- Atraso de Salário e Terço das férias
- Atraso recorrente de pagamentos
- Não pagamento do auxílio refeição para quem está em Home Office (HO)
- Reajuste salarial
- Falta de comunicação com trabalhadores
- Não pagamento de Hora Extra (HE) e retirada das horas na folha de ponto
- Desconto de Hapvida mesmo sem conseguirmos marcar consultas
O Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores em Telecomunicações (SINTELL) convocou os funcionários prejudicados a comparecerem em frente à empresa nesta terça (09) pela manhã, até que os fatos ocorridos durante os últimos meses fossem devidamente resolvidos. Jardel, da direção do SINTTEL-PB, disse que a empresa tem atrasado os pagamentos de férias, salários e rescisões, nacionalmente, forçando os trabalhadores a pedir demissão nesse momento de pandemia. "Já fizemos denúncia no Ministério Público do Trabalho, nós orientamos aos trabalhadores a procurar o sindicato e a não cederam a essa pressão mesquinha e baixa que a empresa tem feito neste momento de pandemia", explicou.
"Nossa equipe saiu de férias em fevereiro. A gente só recebeu o salário de janeiro em fevereiro e não recebemos as férias e nem o percentual das férias agora em fevereiro. Quando a gente foi olhar no contracheque, constava que eles tinham nos pago. Saiu R$ 50 para uns, 30 para outros sem explicação nenhuma. Quando a gente pede resposta do RH , eles não dão uma resposta cabível para uma situação tão grave como esta. A empresa também não pagou a ajuda de custo no valor de R$ 120 para quem tá em Home Office. A gente tinha um vale alimentação de 150 que foi trocado por uma cesta básica no valor de R$48 reais.", denuncia uma funcionária. Além desses problemas, a suspensão do plano de saúde foi também outra denúncia realizada. Segundo os funcionários, o desconto do plano de saúde continua, mas o plano não está funcionando.
Um dos colaboradores mostrou a situação quando solicitam informações à empresa.
O atraso de salários da LIQ é uma denúncia recorrente, além disso, "todos os meses a LIQ atrasa salários, além das horas extras terem sumido do contracheque há mais de um ano e o FGTS não está sendo depositado, nem INSS, uma total falta de consideração com os operadores. Quem está em trabalho presencial, não tem álcool gel, além de estarmos no terceiro mês do ano e não termos recebido reajuste salarial, o que é um direito nosso", disse uma funcionária.
Edição: Heloisa de Sousa