A atividade Nacional Jornada Solidária é uma ação organizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que visa doar alimentos para pessoas em vulnerabilidade social, com produtos oriundos da Agricultura Familiar.
A jornada tem se intensificado na pandemia quando as organizações do Campo vem se solidarizando com o povo da cidade, arrecadando alimentos para distribuir nas periferias.
Neste dia 28 de março foi a vez de Pedras de Fogo e Itambé, onde ocorreu a distribuição de quatro toneladas de alimentos em bairros e comunidades.
Segundo Baixinho do MST Litoral Sul, Pernambuco e Paraíba se juntaram nesta ação “para tentar suprir a fome do pessoal que tem sofrido tanto”
Outras ações
A Campanha mãos Fraternas comprou alimentos para produzir e distribuir marmitas para marcar o Domingo de Ramos, um dia de solidariedade. O público alvo foram os moradores de rua.
“Como está em período de plantio, arrecadamos dinheiro com as entidades e fizemos um cuscuz maravilhoso temperado", conta Dilei Aparecida, coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST/PB). A ação do Mãos Fraternas foi em conjunto com o Projeto Agentes Populares de Saúde.
Dilei adianta que em Campina Grande está sendo construído um Comitê Contra Fome, juntamente com entidades, movimentos sociais e movimento sindical.
"Queremos resolver os problemas das periferias daqui, porque a fome tem aumentado muito”, comenta Dilei.
Ação do MST - distribuição de alimentos em Itambé e Pedras de Fogo
Edição: Heloisa de Sousa