O primeiro Clássico Tradição ocorreu ontem às 20h no estádio Almeidão. Botafogo e Treze duelaram pela segunda rodada do campeonato paraibano para manter a invencibilidade no torneio. O Botafogo jogou melhor que o time de Campina Grande e, com isso, larga na frente no campeonato. Os gols do jogo foram marcados por Juninho, no 1º tempo, e Marcos Aurélio, no segundo, sacramentando a vitória. Já o Galo da Borborema não jogou bem e acendeu um sinal de alerta.
Os times foram a campo com formações distintas. O Treze jogou o primeiro tempo em um 4-3-3 com Jairinho na esquerda, João Luiz no comando de ataque e Birungueta (artilheiro do campeonato) pela ponta direita. Entretanto, o esquema de Marcelinho Paraiba pouco deu resultado. Quem se saiu bem no jogo foi, justamente, o time da capital, que jogava apenas com Welton como atacante de ofício e cinco jogadores de meio campo, porém com Marcos Aurélio, Clayton e Juninho com muita liberdade para se movimentar.
Com essa formação, o time do Botafogo ficou mais dinâmico e dominou completamente tanto o meio de campo quanto todas as ações de jogo no primeiro tempo. Ao ponto de, aos 30 minutos da primeira etapa, após bela jogada de Clayton, a bola sobrar para Juninho, que anotou o primeiro gol da partida e colocou o Belo na frente. O primeiro tempo continuou. Depois do tento, o Botafogo passou administrar mais a partida enquanto a equipe galista não conseguia levar perigo à meta do goleiro Felipe. Assim, o primeiro tempo terminou 1 x 0 para o Belo.
Os times voltaram com as mesmas formações no 2º tempo e a tônica parecia a mesma. O Treze tentava produzir algo já que, no primeiro tempo, havia sido inoperante. Entretanto, era o Botafogo que apresentava o domínio do jogo. O técnico Marcelinho Paraiba resolveu mexer na equipe do Galo, colocando Ancelmo e Romeu nos lugares de Kleiton Domingues e Régis Potiguar. Mas foi o Botafogo que respondeu aos 13 minutos: com jogada de Lucas Gabriel, Bruno Menezes perdeu o gol feito. O Treze só veio chegar com certo perigo aos 24 minutos, depois de um chute de Sony Anderson.
Porém, cinco minutos depois, após boa bola de Clayton, Marcos Aurélio chutou de fora da área e marcou o segundo gol do Belo. A bola ainda desviou na defesa do Treze e entrou sem chances para o goleiro Jefferson. Depois do segundo gol, o Botafogo soube administrar o jogo e quase chegou ao terceiro, contudo, tanto Kaio Wilker quanto Jeferson perderam a chance de ampliar em contra-ataques desperdiçados.
O resultado confirma o favoritismo do Belo na competição e traz a primeira vitória do time da capital no estádio do Almeidão na temporada 2021. O Botafogo soube jogar o clássico, além de saber, também, aproveitar as oportunidades criadas. Outro ponto que vale a pena destacar é o sistema defensivo, que soube se impor e não deixou o ataque do Treze criar.
Quanto ao Galo, precisa urgentemente repensar o seu elenco através de contratações, pois o time, apesar de ter tido boa estreia no campeonato paraibano, vem apresentando limitações que puderam ser observadas na Copa do Nordeste e que podem prejudicar o time no restante da temporada.
Edição: Cida Alves