Para marcar o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica, o Movimento das Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD), juntamente com a Marcha Mundial das Mulheres e o Instituto Fios e Formas, estiveram nesta terça (27), no Jardim Mangueira, bairro de Mandacaru, em João Pessoa para realizar cortes de cabelos, distribuição de alimentação pronta, além de distribuição de brinquedos e roupas.
Tia Boneca, liderança do MTD, na comunidade Thiago Nery, em Mangabeira 8, fez a abertura do momento, junto a Dona Edileuza, moradora de Jardim Mangueira. "Estamos comemorando e homenageando as empregadas domésticas aqui no Jardim Mangueira", explicou Dona Edileuza.
Boneca listou o que iam oferecer para as mulheres e os presentes na Praça: "Vai ter corte de cabelo, lanche para as mães e as crianças e bazar de roupas de crianças e adultos", disse.
Dona Edileuza lembrou a luta por moradia quando chegou em Jardim Mangueira, no bairro de Mandacaru. "Quando cheguei só tinha buraco e enfrentei uma luta danada para conseguir a reconstrução das casas, calçamento, asfalto, escola para as crianças. A gente para pegar o ônibus a gente levava uma garrafa de água para lavar os pés porque só era poeira. Hoje em dia nós estamos morando numa verdadeira cidade. O povo tinha até medo de entrar aqui", declarou Dona Edileuza.
A atividade aconteceu na praça ao lado da escola Violeta Formiga e também foi o momento do lançamento de uma nova turma de alfabetização de Jovens e Adultos, na Escola Municipal Violeta Formiga.
Denúncia
Durante a ação em homenagem ao dia das Trabalhadoras Domésticas, a moradora de Jardim Mangueira, Mônica, fez uma reclamação sobre o Posto de Saúde de Alto do Céu, que não atende área descoberta, que é o caso dela, e dessa forma, fica sem atendimento médico. "Tive um problema de saúde e fui lá, todos que eram de área descoberta ficam sem remédio, sem atendimento médico. Nós queremos fazer parte da comunidade e queremos ser atendido também", desabafou Mônica.
<>
Edição: Heloisa de Sousa