Paraíba

ALERTA VERMELHO

Chuvas estão previstas para João Pessoa e mais 37 cidades até a próxima terça

Em dois dias, choveu todo o esperado para o mês de maio

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Comunidade São Rafael é uma das mais atingidas pelas fortes chuvas que caem na região metropolitana de João Pessoa - Foto: RADCOM Voz Popular

Quem está na capital paraibana percebeu o grande volume de chuvas nos últimas dias. O problema é velho conhecido dos moradores, mas é preciso alertar a população que as chuvas devem seguir com força até a próxima terça (18). João Pessoa registrou nos últimos dois dias 296 milímetros (mm) de chuva, o que era esperado para o mês todo.


Registro de chuvas no bairro de Valentina. / Reprodução

Nesta sexta-feira (14), foram registrados vários pontos de alagamento, incluindo uma parte do Bairro São José, de onde 20 famílias foram retiradas e levadas para a Escola Municipal Nazinha Barbosa, em Manaíra. Ainda no Bairro São José, a Defesa Civil registrou um pequeno deslizamento que danificou parte de uma casa. No entanto, sem registro de feridos. Houve ocorrência de pequenos deslizamentos ainda em um trecho da Avenida Epitácio Pessoa e da Rua da Mata, no Cabo Branco.


Alagamento na Comunidade Padre Hildon Bandeira (JP). / Reprodução


Na comunidade Nova Jerusalém, em Colinas Do Sul. / Reprodução

Ainda no entorno da Epitácio Pessoa, na Rua do Capim, uma árvore de grande porte, localizada em propriedade privada, caiu, mas sem danos materiais ou a pessoas.


Árvore grande porte caiu na Epitácio Pessoa, em João Pessoa (PB). / Edcarlos Santana e Ascom/Semob

Até  a agência do Banco do Brasil, no bairro de Tambaú, não ficou ilesa, teve que fechar por infiltração e alagamentos.


Agência do Banco do Brasil, em Tambaú (JP). / Reprodução


Comunidade de Aratu, Mangabeira/Costa do Sol, em João Pessoa. / Reprodução

Durante as chuvas, para evitar maiores problemas, a Defesa Civil orienta à população:
 
– Ficar em casa, saindo apenas em casos de necessidade;
– Redobrar a atenção no trânsito, manter distância entre os veículos e não exceder a velocidade para evitar acidentes nas vias alagadas;
– Desligar os eletrodomésticos para evitar que sejam atingidos por raios e queimados, assim como o perigo de choque;
– Evitar se abrigar embaixo de árvores para não ser atingido por raios;
– Ao perceber a elevação do nível dos rios, procurar abrigo em um lugar seguro;
– Ao perceber sinais de processo erosivo em barreiras, inclinação de postes ou árvores, a população deve manter distância.

Outras cidades

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou até as 23h59 desta sexta-feira (14) o alerta de grande perigo de acumulado de chuvas, com chance de desastres naturais, para João Pessoa e mais 37 cidades.

O aviso recebeu classificação vermelha, a mais grave na escala do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

A previsão aponta risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas. O volume das chuvas pode ser superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia.

Municípios sob alerta vermelho de acumulado de chuvas: Alhandra, Araçagi, Bayeux, Baía Da Traição, Caaporã, Cabedelo, Caiçara, Caldas Brandão, Capim, Conde, Cruz do Espírito Santo, Cuité de Mamanguape, Curral de Cima, Duas Estradas, Itabaiana, Itapororoca, Jacaraú, João Pessoa, Juripiranga, Lagoa de Dentro, Logradouro, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mari, Mataraca, Mulungu, Pedras de Fogo, Pedro Régis, Pilar, Pitimbu, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Rita, Sapé, Sobrado, São José dos Ramos e São Miguel de Taipu.

Edição: Heloisa de Sousa