Uma performance artística sobre solidão e LGBTfobia marcou o dia de luta contra a homofobia na cidade de João Pessoa. ''Ensaio sobre a solidão'', do artista e professor paraibano Stênio Soares, saiu do Porto do Capim, às 5h, em direção à praia de Tambaú, chegando na orla no início da tarde.
Na apresentação, um pequeno grupo de pessoas em trajes brancos, usando véus pretos, fez a caminhada do centro até a praia, mexendo com a opinião das pessoas que viam a ação e provocando reações e questionamentos acerca do que se tratava.
‘Ensaio sobre a solidão’ tem direção de produção de Benin Ortiz e produção executiva de Jô Oliveira e Joálisson Cunha. A performance foi resultado da pesquisa de Stênio Soares, que é professor de teatro na Universidade Federal da Bahia, sobre o conceito de corpo-testemunha e foi realizada nesta segunda (17) justamente para marcar o Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.
Desde 2008, Stênio Soares desenvolve o processo poético intitulado Negras Memórias, com experiências a partir da linguagem da performance. No Brasil, seus trabalhos circularam em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Cuiabá, João Pessoa e Maceió, e ainda na Cidade do México (México), em Shanghai e Pequim (China).
Edição: Heloisa de Sousa