Paraíba

CONTRA OS CORTES

Dia de Luta em Defesa da Educação marcou dia de hoje na UFPB, UFCG e IFPB

"A educação precisa resistir", foi o mote da ação

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Ato na UFPB contra os cortes na educação e contra o interventor Valdinei. - Reprodução Facebook Marcelo Sitcovsky

No Dia de Luta e Resistência em Defesa da Educação, trabalhadoras(es), professores e estudantes foram às ruas contra os ataques que a educação diante dos cortes e bloqueios orçamentários implementados pelo governo Bolsonaro.

Em João Pessoa, atos foram realizados na Universidade Federal da Paraíba, no Castelo Branco, e em frente ao Instituto Federal, em Jaguaribe.


Ato realizado na UFPB em defesa da educação. / Reprodução


Ato na UFPB. / Reprodução


IFPB em luta. / Ascom SINTEFPB


Ato em defesa da educação em frente ao IFPB. / Ascom SINTEFPB

“Nós servidores e servidoras do Instituto Federal da Paraíba estamos nos reunindo simbolicamente na frente do nosso Instituto para defendê-lo! Para exigir que as verbas necessárias para seu pleno funcionamento sejam garantidas, para exigir vacina para todos e todas, auxílio emergencial que dê condições para as famílias sobreviverem e para reivindicar que a política do governo que leva à morte os brasileiros e brasileiras seja interrompida! E sabemos que pra isso, aquele que está na cadeira de Presidente precisa sair. Por isso estamos aqui exigindo: FORA BOLSONARO!”, disse o coordenador geral do SINTEFPB, Adolfo Wagner.


Ato em defesa da educação na UFCG. / Reprodução


Ato em frente a Prefeitura de Campina Grande também foi realizado hoje. / Reprodução

Já em Campina Grande, os movimentos sociais, sindicatos e movimento estudantil, junto da comunidade do Jeremias e da ocupação Luiz Gomes manifestaram sua indignação com o governo municipal que não tem dado resposta à política de moradia e ao enfrentamento a fome nesse momento de crise tão profunda! A movimentação na UFCG foi em defesa da educação, contra os cortes e o retorno das aulas presenciais.

As palavras de luta de hoje foram: A educação precisa resistir! Bolsonaro inimigo da educação! Contra os cortes de verbas! Gestão eleita é gestão empossada: basta de intervenções!

Os atos realizados hoje também foram uma prévia das ações nacionais que estão sendo organizadas a serem realizadas dia 29 de maio, também em defesa da educação e contra os cortes nas instituições federais de ensino superior.

Edição: Heloisa de Sousa