O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, anunciou que a vacinação da população em geral, deve começar esta semana, provavelmente na quinta ou na sexta-feira. O critério de organização será a idade. O anúncio foi feito nessa segunda (31). A vacinação deve começar com pessoas de 59 anos ou mais e continuar de forma decrescente até os 18 anos.
“A Pfizer pretende, três vezes por semana, enviar doses, há a previsão de muitas doses da Pfizer. A partir de quinta ou sexta iniciaremos a vacinação da população em geral em paralelo com aqueles que tem comorbidades, idosos que ainda não se vacinaram e todos aqueles grupos anteriores terão oportunidade de serem vacinados”, declarou.
O secretário disse que este é o pior momento que a Paraíba enfrenta na pandemia, com alta na taxa de ocupação dos leitos hospitalares, seja UTI ou enfermaria e ressaltou a importância das medidas sanitárias como usar máscaras, lavar as mãos e manter o distanciamento social.
Segundo ele, não é o momento de se pensar em festa, não é o momento para se pensar em São João, São Pedro, Santo Antônio. “É o momento de reflexão e de empatia com o próximo”, ressaltou.
Em João Pessoa
A vacinação contra a Covid-19 na Capital, que neste final de semana imunizou 3.882 pessoas, será ampliada para os profissionais do ensino superior com idade de 30 anos ou mais, nesta segunda-feira (31). Além disso, haverá a retomada da segunda dose para quem já recebeu as vacinas Coronavac (Butantan) e Astrazeneca (Fiocruz). Os imunizantes estarão disponíveis em dez pontos espalhados na cidade.
Seguindo com o plano de vacinação, serão vacinados com a primeira dose trabalhadores da educação de ensino superior a partir dos 30 anos; trabalhadores da educação com 18 anos ou mais que atuam da educação infantil ao ensino médio e profissionalizantes; trabalhadores da saúde a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades com 18 anos ou mais e idosos a partir de 60 que ainda não receberam a primeira dose, além de pessoas com deficiência de 18 anos ou mais.
As vacinas da primeira dose serão aplicadas das 8h às 12h, em cinco ginásios, para pedestres, e até às 15h, no estilo drive thru, no Mangabeira Shopping.
Segunda dose - Também será ofertada a segunda dose da vacina para os que já completaram 28 ou 90 dias para as vacinas Coronavac e Astrazeneca, respectivamente. A 2° dose da vacina Coronavac/Butatan estará disponível das 8h às 12h, para pedestres, no Liceu Paraibano (Centro). Já a segunda dose da vacina Astrazeneca estará sendo ofertada das 8h às 15h, no estilo drive thru, no Santuário Mãe Rainha (Bessa) e Unipê (Água Fria) e, para pedestres, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
Agendamento - A vacina será exclusivamente por agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou do site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.
Neste final de semana, Fernanda Lucchesi, 47 anos, é asmática grave e foi uma das 3.882 pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. “Fiquei muito emocionada, feliz e espero que esse momento chegue para todos e rapidamente. Por favor, vocês que já podem receber a vacina, se vacinem, só assim a gente vai conseguir superar esse momento e esse vírus”, contou.
Comorbidades – Neste momento, podem receber a vacina pessoas com as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo (LOA) e/ou comorbidade, doenças cardiovasculares, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade (grau 3 – IMC >40) e síndrome de Down.
Documentação exigida – Para receber a vacina é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS, CPF e comprovante de residência em João Pessoa. No caso de pessoas com comorbidades é preciso cópia do laudo ou declaração médica que comprove a condição. Os trabalhadores da saúde devem apresentar registro profissional, contracheque ou declaração da empresa onde trabalha. Já os trabalhadores da educação precisam apresentar também cópia do contracheque e da declaração da instituição de ensino que comprove a função exercida na Capital.
As cópias dos documentos comprobatórios ficarão retidas para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.
Transporte – As pessoas que necessitarem de deslocamento de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo do Estado, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo, na categoria 99 Pop, e inserir o código promocional ‘Promocodes’, destinado exclusivamente ao transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa. O código que deverá ser inserido no aplicativo Uber é o VACINAPB e cada usuário só pode inseri-lo uma vez, garantindo a gratuidade para as duas viagens que devem chegar até R$ 25, cada.
Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.
Confira os locais de vacinação desta segunda-feira (31):
1° dose:
Ginásios: 8h às 12h:
- ECIT Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
- Escola Municipal Francisco da Nóbrega (Cristo)
- Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
- FIEP – próximo ao Pavilhão do Chá (Trincheiras)
- Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Manaíra)
Drive Thru: 8h às 15h
- Mangabeira Shopping
2° dose:
- Coronavac (Butantan): 8h às 12h
Liceu Paraibano – exclusivo pedestre
- Astrazeneca: 8h às 15h
Santuário Mãe Rainha (drive)
Unipê (drive)
IFPB (pedestre)
Edição: Heloisa de Sousa