O volume de serviços na Paraíba avançou 0,8% em julho, frente a junho, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, nesta terça-feira (14). O indicador, que ficou abaixo da média nacional (1,1%), aponta para uma desaceleração no crescimento, uma vez que nos dois meses anteriores haviam sido registrados índices de 4% e 5,5%.
Já a receita nominal do setor registrou queda (-0,7%), contrastando a média do país, em que houve um acréscimo de 1,5%. Entre as unidades da federação do Nordeste, o estado apresentou a 3ª variação mais negativa, inferior apenas às observadas na Bahia (-0,8%) e no Rio Grande do Norte (-0,8%).
Por outro lado, no acumulado de 12 meses, o volume de serviços no estado assinalou um saldo positivo (0,2%), assim como a receita (2,1%). No entanto, ambos ficaram abaixo das médias brasileiras, de 2,9% e 4%, respectivamente.
Ainda conforme a PMS, até julho deste ano, o volume paraibano havia variado 8,6% e a receita 11,7%, ao passo que, no cenário geral do Brasil, essas altas foram maiores: 10,7% e 12,4%, respectivamente.
Edição: Heloisa de Sousa