Dando razão a Jessé de Souza é evidente que o ódio a Lula é por razões para além de sua ideologia.
Lula nunca foi uma ameaça comunista, socialista ao Capitalismo.
Sob os governos Lula, todas as facções da burguesia brasileira ganharam. Burguesia comercial, industrial, agrária e financeira se deram bem.
Muito menos o ódio a Lula se justifica por conta da campanha midiática imunda vinculando-o seu governo a corrupção. Os governos Lula foram o mais transparentes e os que mais permitiram o combate à corrupção em nossa história. Não enxerga isso apenas os que o odeiam.
A própria condenação de Lula, pelo juiz parcial (portanto corrupto) em 1° Instância foi anulada, por razões óbvias, de justiça. O maior crime possível no judiciário é utilizar esse sistema de poder para condenar alguém.
Esse crime terrível, desumano contra Lula, só foi possível porque foi calcado no ódio cultivado contra ele.
Se Lula não é, nunca foi a ameaça comunista de esquerda aos setores dominantes em nossa sociedade o que faz o odiarem?
Não há outra razão. Apenas o que Lula é e o que ele representa. O povo brasileiro.
Lula é o negro e a negra da periferia, trucidado por polícias e milícias. É o nordestino ou nordestina humilhado(a), zoado(a) por sua origem. Lula é a funcionária do lar, humilhada por nossa tradição escravocrata.
Em verdade, os ricaços e a classe média desse país odeiam o povo, o povão, a massona trabalhadora, pobre, carente. Isso é demonstrado todos os dias. Foi a tônica de nossa História.
Por isso, só por isso odeiam Lula.
Independente de sua ideologia, dos seu acordos, de suas concessões, do que ele deixar de fazer, do que fez, do que fizer, esses setores sempre odiaram e sempre odiarão Lula.
É um sentimento misto de inveja e frustração, mas essencialmente de ódio, de repulsa.
Esse sentimento se encontra, inclusive, em nichos políticos ditos de esquerda.
Não há debate político possível com esse pessoal. Lula é culpado desde sempre. Precisa ser culpado, sempre.
Assim, culpando as massas trabalhadoras, considerando-as atrasadas, incapazes, esses setores se sentem superiores, capazes, avançados e inteligentes.
É realmente o atraso da elite. Mas é resultado de nossa formação histórica escravocrata, patriarcal, machista, racista e todos esses valores horríveis que infestam as mentes e os corações dessa gente.
Edição: Heloisa de Sousa