O Partido das Trabalhadoras e Trabalhadores da Paraíba (PT) preparou uma homenagem ao primeiro vereador de João Pessoa na noite desta quarta (22). Derly Pereira escutou e recebeu a demonstração de carinho por tudo que ele representou e contribuiu ao longo de sua vida, de vários ex-presidentes estaduais e municipais do PT da Paraíba, assim como do Mestre Fuba, que lançou, na ocasião, o livro de sua autoria "Paraíba 1930: a verdade omitida".
"Pensar no PT da Paraíba sem Derly é uma coisa quase impossível, Evidentemente que Derly não fez isso sozinho. Participar desse momento é uma coisa ímpar, reconhecer a contribuição de um companheiro na construção do PT e da retomada do Sindicato dos Bancários para a luta da classe trabalhadora da Paraíba", disse Renato Luiz de Lima, ex- presidente do PT -PB.
Já para Almir Nóbrega, dirigente do PT da Paraíba, Derly é produto, inspiração e expiração. " Como partícipe importante de movimentos de luta pelos interesses mais gerais de uma sociedade mais justa, menos desigual. É também um símbolo de resistência incansável na luta em defesa intransigente da nossa soberania e da democracia, com respeito a constituição cidadã, fruto da luta de gerações e de vidas ceifadas por resistirem a opressão do capital e dos vendilhões da pátria".
Segundo Jacson Macêdo, atual presidente estadual do PT, o significado dessa homenagem, do PT a Derly, é um reconhecimento e também um agradecimento ao seu trabalho na luta pela construção do PT, "seja como militante, dirigente, parlamentar seja como referência que nos representa com altivez, sobriedade, simplicidade e naturalidade", afirmou Jackson.
Durante a homenagem, o setor sindicalista dos bancários lembrou da luta de Derly para amparar os trabalhadores que ficariam desempregados por causa da privatização do Paraiban, banco estadual. O vereador Marcos Henriques (PT) falou do legado de Derly Pereira. Esse momento emocionou a todos, ao lembrar da sustentação oral que Derly fez para os juízes do Tribunal Regional do Trabalho, mudando o voto do relator e acabou garantindo o dissídio coletivo para a classe bancária.
Veja algumas fotos desses momento:
Edição: Heloisa de Sousa