A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio de um projeto de extensão do Departamento de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia (CT), realiza, neste sábado (05), um evento online que aborda a relevância da inserção das mulheres na aviação brasileira e os desafios da participação feminina nas áreas de desenvolvimento científico e tecnológico.
O “Aeroday: Mulheres na aviação brasileira” é organizado pela ação de extensão “Estímulo à participação e à formação de meninas e mulheres para a carreira de engenharia através do Aerojampa”, ligada ao também projeto do CT-UFPB, Aerojampa.
O evento tem como público-alvo mulheres que sentem interesse em ingressar ou que já estão inseridas em algum dos ramos da aviação ou alguma área da ciência e tecnologia. O evento será realizado de forma remota e os interessados devem se inscrever pelo Sistema Integrado de Gestão de Eventos - SIGEventos (https://sigeventos.ufpb.br). Ao todo foram disponibilizadas 50 vagas.
A palestra será apresentada por três estudantes de engenharia que integram o projeto da UFPB: Vivian Valentine e Leticia Vicente, (Engenharia Mecânica) e Ilena Rebeca (Engenharia de Materiais). Também fazem parte da equipe organizadora a coordenadora do projeto, Profa Halane Maria Braga, além de Daniel Fernandes, aluno de Engenharia de Materiais e líder de gestão do Aerojampa.
Segundo Letícia Vicente, bolsista do projeto de extensão e uma das palestrantes, o intuito do encontro é levar ao público conhecimentos históricos que tratam da importância das mulheres para o desenvolvimento tecnológico do país e incentivar a ocupação feminina nesses espaços.
"Nessa história de grande importância para o desenvolvimento tecnológico do país, mulheres também estiveram presentes e tiveram que lutar muito por esse lugar, mostrando a todos que a aviação é um direito de todos os gêneros. Mostrar histórias de mulheres que resistiram nesse espaço nos incentiva e nos mostra que estamos sim caminhando rumo a igualdade entre os gêneros, mesmo que isso esteja acontecendo devagar”, disse Letícia Vicente.
A presença feminina nesse espaço mostra que, apesar da desigualdade e das injustiças que a maioria das mulheres sofrem nesse meio, existe espaço para todos os gêneros, pois não é um direito exclusivo dos homens. “Queremos motivá-las, mostrando-lhes que é possível ser mulher e estudar ou trabalhar em áreas onde somos minoria e também que existe uma luta para que a gente possa alcançar a igualdade entre os gêneros nesse espaço”, afirma Letícia.
O “Aeroday: Mulheres na aviação brasileira” teve início em 2019, com o intuito de despertar o interesse de jovens mulheres a ingressarem nas carreiras de engenharia e estimular as graduandas que já estão nestes cursos a persistirem, através do Aerojampa, evitando a evasão escolar e aumentando a representatividade da mulher no desenvolvimento tecnológico e científico do Brasil.
A ação extensionista é fruto do desdobramento de outro projeto, o Aerojampa. Consolidado desde 2007, o projeto trabalha aerodesign e aeromodelismo e propõe a inserção dos alunos nos diversos cursos da UFPB em aplicações práticas dos conhecimentos adquiridos em sala de aula para uma competição nacional cujo objetivo é trabalhar o processo de idealização e construção da aeronave e propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de área Aeronáutica.
Para mais informações sobre o evento, é possível entrar em contato com os organizadores por meio do perfil do projeto no Instagram ou pelo e-mail: [email protected].
Com infomações de www.ufpb.br/
Edição: Heloisa de Sousa