Foi realizada, neste terça-feira (5), mais uma edição do Trote Verde, tradicional evento de recepção aos calouros promovido pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Neste semestre letivo, o plantio das mudas fez parte da recepção dos calouros de diversos cursos em evento planejado com o apoio da Reitoria, no campus I, em João Pessoa.
O plantio de mudas, que caracteriza o Trote Verde, foi feito em frente à Clínica de Fisioterapia. Lá está em andamento a obra de construção do Jardim de Cura, espaço que dará suporte aos tratamentos de reabilitação da Clínica e que receberá mudas da Mata Atlântica, herbáceas e arbustivas (a exemplo da pitangueira e do araçá).
O Trote Verde acontece desde 2013 em parceria com a Prefeitura Universitária, Centros Acadêmicos e Prefeitura Municipal de João Pessoa. Desde sua primeira edição, mais de 1000 mudas nativas da Mata Atlântica foram plantadas no Campus I em João Pessoa.
Com o objetivo recompor a biodiversidade do ecossistema local foram escolhidas espécies como Ipê, Paineira ou Barriguda, Pau-Ferro, Angico, Jatobá, Sibipiruna, Aroeira-Pimenta, Pitanga, Oiticica, Oiti, Juazeiro e Urucum, dentre outras.
O trote verde 2021.2 consistiu no plantio de mudas doadas pela Semam de João Pessoa, em uma ação de conscientização ambiental. Quem marcou presença teve direito a certificado
Edição: Heloisa de Sousa