Os moradores da ocupação Nova Canudos, em Bayeux, em parceria com o Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos na Paraíba (@mtdparaiba) realizaram, nesta quinta-feira (28), a organização dos mutirões de saneamento ecológico.
A ação tem o objetivo de debater saúde e saneamento básico na comunidade, além de construir alternativas de estruturação sanitária no local - a partir da montagem de Círculos de Bananeiras, também conhecida como “Fossas de Bananeiras”.
A técnica, difundida por permacultores de diversas nacionalidades, representa uma alternativa sustentável para o tratamento domiciliar de águas cinzas em zonas urbanas e periurbanas.
A atividade de construção das fossas será realizada na próxima semana. Sendo assim, Nova Canudos sera a primeira de quatro localidades programadas dentro das ações promovidas pelo Projeto Conhecendo o Direito e Construindo a Cidadania, realizado pela Fundação Margarida Maria Alves com o apoio da entidade alemã Misereor (@misereor), em comunidades assistidas pelo MTD/PB.
Edição: Heloisa de Sousa