Na última sexta-feira (19), o gerente da agência centro do Santander, em João Pessoa-PB, tentou barrar a diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba de entrar para mobilizar a categoria, que está em campanha nacional em busca pela renovação da Convenção Coletiva de Trabalho.
Os sindicalistas resistiram, na qualidade de representantes das bancárias e bancários, e após alguns contatos do gerente com o alto escalão do banco espanhol o acesso foi liberado.
“O banco estrangeiro vem buscar um terço do seu lucro total aqui no Brasil e insiste em desrespeitar a nossa legislação trabalhista, retirar direitos e cercear a atuação da entidade representativa de seu corpo funcional, mas não vamos nos intimidar com suas costumeiras práticas antissindicais. #BoraGanharEsseJogo”, desabafou Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato.
Trabalhadoras e trabalhadores de sindicatos de bancários de todo o país realizaram o Dia Nacional de Lutas e Mobilizações para cobrar da Fenaban, entidade que representa os banqueiros, uma proposta geral que atenda aos interesses da categoria na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2022/2023.
Edição: Maria Franco