A entrevista do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Jornal Nacional, da Rede Globo, na última quinta-feira (25), provocou repercussões em todo o Brasil e, especialmente, nas redes sociais.
Ao longo dos 40 minutos de sabatina, o petista respondeu a perguntas sobre sua trajetória política, as gestões de seu partido e a relação com militantes e movimentos sociais. Lula fez questão de reforçar sua disposição e habilidade para o diálogo político e para a formação de uma frente ampla que permita às brasileiras e brasileiros voltarem a ter saúde, emprego, comida na mesa e qualidade de vida.
De acordo com o site BuzzFeed Brasil, durante a entrevista o ex-presidente chegou a ser o assunto mundial mais comentado no Twitter, com mais de 1 milhão de menções. Na mesma linha, um levantamento da Quaest Pesquisa e Consultoria aponta que cerca de 15 milhões de pessoas foram impactadas com postagens sobre a entrevista enquanto o ex-presidente respondia às perguntas da dupla de âncoras do JN.
Na Paraíba, movimentos sociais, artistas e personalidades da política estadual também se somaram às manifestações nas redes sobre o desempenho de Lula na entrevista.
O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra da Paraíba (MST-PB), por exemplo, comemorou em seu perfil no Instagram a defesa que o ex-presidente fez em cadeia nacional do trabalho realizado pelas milhares de famílias assentadas da reforma agrária.
Viva ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra do Brasil! Viva ao maior estadista que esse país já teve.
Entre os artistas paraibanos, o cantor, compositor e ex-secretário estadual de Cultura, Chico César, destacou em seu perfil na mesma rede a menção de Lula ao educador Paulo Freire:
@lulaoficial cita Paulo Freire e quer pacificar o país. é disso que o Brasil precisa para derrotar de vez o fascismo.
Com um tom mais irônico, o cartunista e ilustrador Paulo Moreira recordou um dos jingles usados pelo petista em campanhas passadas:
é 13 É 13 É 13 É 13 É TREZEEE
— paulo moreira (@paulomoreria) August 26, 2022
e o outro lado é desespero o outro lado é desespero
Como era esperado, a entrevista de Lula também foi assunto de publicações de diversos políticos e candidatos da Paraíba que apoiam sua volta ao Executivo. O senador e candidato ao governo do estado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB) foi um deles:
Sem cola na mão! Com preparo, sorriso no rosto e muita vontade de dialogar com o povo Brasileiro. É LULA PRESIDENTE ✌️⭐️ pic.twitter.com/67S59LkOCi
— Vené 15✌️ (@venezianovital) August 26, 2022
Em suas redes, o ex-prefeito, ex-governador e candidato ao senado, Ricardo Coutinho (PT) ressaltou a defesa do MST feita por Lula:
Não poderia deixar de endossar a fala importantíssima de Lula sobre o MST. É fundamental que se incentive a agricultura familiar para um sistema mais igualitário de produção e distribuição de alimentos. O MST é grandioso e contribui para o desenvolvimento econômico do país.
— Ricardo Coutinho 1️⃣3️⃣3️⃣ (@realrcoutinho) August 26, 2022
A defesa da agricultura familiar também foi sublinhada pela ex-prefeita do Conde e candidata a deputada estadual, Marcia Lucena (PT):
"O MST é o maior produtor de arroz orgânico do Brasil". #LulaNoJN fala muito do que eu acredito. A importância fundamental em defender a agricultura familiar. Vamos parar de criminalizar os movimentos sociais deste país, gente!
— Márcia Lucena 13300 (@marcia_lucena) August 26, 2022
A participação de Lula na bancada do JN também foi elogiada pela deputada estadual Cida Ramos (PT) e pela Coletiva Nossa Voz (PT).
Lula deu um show no JN. Entrou como grande líder e, além de comprovar a liderança, saiu consagrado. O povo viu quem sabe governar este país. Agora é ganhar as ruas e as eleições.
— Cida Ramos (@cidaramosm) August 26, 2022
Lúcido e coerente, esse é o nosso presidente! #LulaNoJN #NossaVoz1355 pic.twitter.com/EpTQURi479
— Nossa Voz (@NossaVoz1355) August 25, 2022
Edição: Maria Franco