Realização do Concurso torna-se urgente para resolver a defasagem de profissionais
O Sintramb esteve hoje participando de entrevista com a TV Cabo Branco sobre o Concurso de Bayeux, que está sendo aguardado por concurseiros desde o ano passado.
O jurídico do Sindicato tem acompanhado o andamento do processo que envolve a Prefeitura, a IDIB - banca escolhida para o certame e o Ministério Público da Paraíba.
O Sindicato, apesar de prezar pela luta dos já atuais funcionários municipais, precisa lutar para transformar o atual quadro de servidores por excepcional interesse público, que se arrasta por 10 anos, em servidores públicos estatutários, com o intuito de garantir que a máquina pública não se torne um objeto de manobra política, com nomeações por indicação, enquanto diversos profissionais aguardam a realização do concurso.
Além disso, com o concurso, a contribuição previdenciária dos trabalhadores segue para o Instituto de Previdência do Município, e não para o INSS, como acontece com os trabalhadores contratados por excepcional interesse público.
O quadro de servidores efetivos do município é composto, em média de 28%, que se torna insustentável o funcionamento do serviço.
A realização do Concurso de Bayeux se torna urgente para resolver, também, a defasagem de profissionais de diversas secretarias como saúde, educação e segurança no município e garantir que todos os que se inscreveram para o certame tenham o seu direito à realização das provas garantido.
Edição: Cida Alves