Paraíba

CULTURA POPULAR

Festa do Coco de Roda Novo Quilombo acontece neste sábado (3), no Conde

"É uma festa de cultura popular, tranquila, bonita, cheia de paz, diversidade e amor", afirma Mestra Ana

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Coco de Roda Novo Quilombo - Reprodução

Neste sábado (3), às 20h, acontece a Festa do Coco de Roda Novo Quilombo, no território de Gurugi/Ipiranga, que fica no município do Conde (PB). A festa já é realizada há 12 anos e conta com uma diversidade de grupos culturais de todas as partes da Paraíba e até de outros estados. Ana Lúcia Rodrigues, mestra e organizadora do evento, destaca a importância de se celebrar com respeito e amor a cultura popular. "Essa festa já uma tradição do nosso Quilombo e sempre realizamos com muita diversidade e amor, é uma festa de cultura popular tranquila, cheia de paz e muito bonita", afirma. 

Na programação desse sábado estão confirmadas as presenças da Mestra Penha Cirandeira, de Santa Rita (PB); Mestra Tina e O Cavalo Marinho, do bairro dos Novaes, e a Ciranda dos Tupinambás, do bairro de Mandacaru, ambas de João Pessoa; O destaque vai para a presença do Mestre Zeca do Rolete, que vem do Janga, de Pernambuco. "Antes da pandemia realizávamos essa festa todo último sábado de cada mês, sempre com dois ou três grupos para celebrar esse momento cultural, por isso convidamos a todos e todas que queiram estar conosco nesse dia, compartilhando desse espaço e desse momento", convida Mestra Ana. 

O território de Gurugi/Ipiranga, fica no município do Conde (PB) e tem sua história cultural marcada pelo Coco de Roda há mais de 30 anos. O local foi certificado em 2006 pela Fundação Cultural Palmares, na época com 50 famílias. Em 2020, o Coco de Roda Novo Quilombo lançou seu primeiro disco "Da Brincadeira à Resistência" na plataforma do Youtube. 

A história do Novo Quilombo é recheada por manifestações culturais e história de gente que resiste e luta pela divulgação e manutenção da Ciranda e do Coco de Roda, espaços democráticos culturais que marcam momentos da trajetória e vida do povo quilombola. 


Cartaz Festa do Coco Novo Quilombo / Divulgação

 

Edição: Maria Franco