Paraíba

ELEIÇÕES 2022

FETAG-PB realiza debate com candidatos ao governo do Estado da Paraíba nesta quarta-feira (21)

O evento será realizado na sede da FETAG-PB, em João Pessoa, e também será apresentada uma pauta de reivindicações

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Card: Ilustrativo - Card: Reprodução

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares da Paraíba (FETAG-PB) realiza na próxima quarta-feira (21), às 9h, um debate com os candidatos nas eleições 2022 ao cargo de governador do Estado da Paraíba.

O evento será realizado na sede da FETAG-PB, em João Pessoa, e contará com as presenças do atual governador do estado, candidato a reeleição, João Azevedo (PSB), Adjany Simplício, candidata do PSOL, Antônio Nascimento (PSTU), Major Fábio (PRTB) e Adriano Trajano (PCO). Todos os candidatos foram convidados oficialmente pela Federação, no entanto, Nilvan Ferreira (PL) e Pedro Cunha Lima (PSDB), informaram que não poderiam comparecer por compromissos anteriormente assumidos e Veneziano Vital do Rêgo (MDB) não justificou sua ausência.

As regras do debate foram previamente acertadas com os assessores dos candidatos que confirmaram presença, em reunião realizada na FETAG-PB no dia 29 de agosto.

A coordenação do debate será feita pelos assessores jurídicos da FETAG-PB, Geane Lucena e Bruno Chianca. A FETAG-PB elaborou uma pauta de reivindicações, que será entregue aos candidatos e a candidata, com as principais questões relacionadas à agricultura familiar no Estado da Paraíba, com base no desenvolvimento sustentável e solidário. A carta compromisso da Marcha das Margaridas e de Combate à Violência no Campo também serão entregues aos candidatos e a candidata, para que os mesmos se comprometam, caso eleito/a, na implementação de políticas públicas em prol dos direitos das mulheres e de combate à violência na zona rural.

“Queremos trazer questões para que haja um debate respeitoso entre os candidatos e uma exposição direcionada ao público que representamos, que é a agricultura familiar do Estado da Paraíba, traçando questionamentos sobre várias temáticas importantes para o meio rural, desde a segurança pública, assistência técnica, combate à violência contra as mulheres, segurança hídrica, regularização das terras na Paraíba, entre outras, e assim os candidatos e a candidata se posicionem com suas plataformas políticas, garantindo, se eleito/a possam implementar medidas de curto, médio e longo prazo, que deem suporte ao desenvolvimento sustentável e solidário da agricultura familiar na Paraíba”, afirmou a advogada da FETAG-PB, Geane Lucena.

A Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado da Paraíba é uma entidade sindical de grau superior, com sede e foro na cidade de João Pessoa, capital do Estado da Paraíba e base territorial de âmbito estadual. Foi reconhecida em 26 de novembro de 1963 e atualmente congrega 212 (duzentos e doze) Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares. Isto significa uma cobertura de 95% dos 223 municípios paraibanos.
      A FETAG/PB foi constituída para fins de estudo, defesa, capacitação e coordenação dos interesses profissionais, individuais e coletivos dos trabalhadores rurais do estado da Paraíba nas diversas realidades, dentre elas: agricultura familiar e assalariados rurais.

Texto: Mabel Dias (Comun. Fetag)

 

Edição: Maria Franco