Paraíba

GOVERNADOR

João Azevêdo segue à frente no segundo turno com 55% dos votos válidos, segundo pesquisa

Atual governador tem os maiores índices de aprovação entre os mais pobres e nas regiões do Sertão e da Borborema

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Real Time Big Data entrevistou mil eleitores por telefone entre os dias 8 e 10 de outubro - Reprodução

Confirmando o favoritismo demonstrado no primeiro turno, o governador e candidato à reeleição João Azevêdo (PSB) segue na liderança da disputa pelo Governo do Estado da Paraíba.

De acordo a pesquisa Real Time Big Data, divulgada esta terça-feira (11), João tem 55% dos votos válidos contra 45% de seu opositor, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

Na contagem dos votos totais, o atual governador aparece com 48% das intenções de voto, enquanto Cunha Linha soma 39%. Os entrevistados que pretendem votar em branco ou anular os votos totalizam 7% e os que não responderam, 6%.

Ao estabelecer marcadores de renda, a pesquisa revela que João tem a preferência entre as camadas mais pobres da população. Na faixa dos que recebem até dois salários mínimos, o governador tem 52% de apoio, contra 35% de Pedro. Entre os que recebem de dois a cinco salário mínimo, os candidatos aparecem tecnicamente empatados com 44% de João e 43% de Pedro. Apenas entre os que recebem mais de cinco salários mínimos a aprovação do tucano é ligeiramente maior, mas ainda assim os dois empatam tecnicamente com 47% de Cunha Lima e 46% de João.

No levantamento por região, João Azevêdo tem 45% das intenções de voto na região da Mata paraibana, 46% no Agreste, 57% no Sertão e 50% na Borborema. Pedro Cunha Lima aparece com 43% na Mata, 42% no Agreste, 28% no Sertão e 38% na Borborema.

Para chegar aos resultados, o instituto entrevistou 1000 eleitores por telefone entre os dias 8 e 10 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa, contratada pela Record TV, foi registrada sob o número PB-02007/2022.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no primeiro turno das Eleições 2022 João Azevêdo alcançou a marca de 838.746 votos (39,5%). Pedro Cunha Lima ficou com 508.032 (23,9%).

 

 

Edição: Maria Franco