O Sindicato dos Bancários da Paraíba lançou um Canal de Atendimento e Denúncias “Basta! de Violência Doméstica Contra a Mulher” para a categoria profissional e a sociedade em geral nesta última quinta-feira (10), no auditório da entidade.
A proposta do Canal é auxiliar as mulheres com as medidas protetivas de urgência, através de um atendimento jurídico adequado, oferecendo assessoria jurídica para as medidas protetivas da Lei Maria da Penha e assistência jurídica para as outras questões de direito que estão envolvidas, como por exemplo divórcio, guarda de filhos e alimentos. A orientação jurídica, na Paraíba, será para todas as mulheres, mas a assessoria jurídica é só para as mulheres da categoria dos bancários.
A advogada Phamela Godoy explica que a iniciativa partiu a partir da observação do sindicato sobre demandas trabalhistas. “A gente percebeu nas demandas trabalhistas das mulheres, que havia, no fundo, uma necessidade que se originou de uma violência doméstica. Por exemplo, uma pessoa que se afastava do trabalho, que deixava de bater metas e por isso era penalizada, ou que deixava de bater metas porque estava passando por esse processo de violência doméstica. E entendendo que a violência doméstica é um problema da sociedade, a gente começou a fazer uma discussão interna, no coletivo de mulheres, de como a gente poderia ajudar essas mulheres bancárias, a princípio, a romperem o ciclo da violência, e entendendo que o nosso papel não é substituir o estado, muito pelo contrário, precisamos de um estado forte, um estado de bem-estar social”, conta ela, que foi a palestrante no lançamento do mecanismo na Paraíba.
O Canal funcionará através do WhatsApp (83)99123-9845, de segunda à sexta, das 8h da manhã às 18h, e a pessoa sera atendida diretamente por uma advogada. O atendimento começa através do WhatsApp mas pode virar uma ligação telefônica, chamada de vídeo eu encontro presencial.
Em agosto de 2021, a diretoria da Contraf-CUT lançou nacionalmente o projeto “Basta! Não Irão Nos Calar!”, com o objetivo de apoiar a implantação de serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar nas Federações e nos Sindicatos da categoria bancária, capacitando as entidades a criarem seus próprios canais de atendimento às vítimas.
O Projeto exige um programa de formação e capacitação adequado para a equipe de atendimento, além da articulação com a rede local de enfrentamento à violência doméstica, mapeando quais os serviços disponíveis na região, para o correto direcionamento da mulher atendida.
Esse é o décimo canal que a Contraf está inaugurando no Brasil, com canais em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina e Paraíba.
Para Adriana Maletta, titular da secretaria da mulher do Seeb-PB, a participação de todos e todas é fundamental para difundir o canal de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. “No Brasil, vários sindicatos já implantaram o Projeto Basta! A adesão do Sindicato dos Bancários da Paraíba aconteceu em janeiro de 2022 e firmamos parcerias com escritórios de advocacia. A equipe de atendimento, composta por advogadas e dirigentes sindicais fizeram o curso de formação de fevereiro a agosto e o nosso canal de atendimento está ativo de forma experimental desde o dia 1º de setembro. Agora vamos lançar oficialmente o canal e proteger as mulheres dessa barbárie”, destaca ela.
Edição: Maria Franco