Paraíba

MESA-REDONDA

Fórum de Comunicação promove debate sobre mídia, liberdade de expressão e democracia na UFPB

Evento será realizado na quinta-feira (17), às 19h, no auditório Aruanda, do Centro de Comunicação, Turismo e Artes

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Encontro é organizado pelo Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac)
Encontro é organizado pelo Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (Findac) - Reprodução

Ataques à liberdade de expressão e a participação da mídia tradicional em processos que fragilizaram a democracia no Brasil. Estes são os principais temas que serão debatidos, na próxima quinta-feira (17), na mesa-redonda “Mídia, Liberdade de Expressão e Democracia”, pelas pesquisadoras e professoras,  Eliara Santana (PUC-MG e Observatório das Eleições), Maria Luiza Alencar Mayer (UFPB), Gisele Cittadino (PUC-Rio) e pelo também pesquisador e professor, Leonardo Avritzer (Observatório das Eleições e UFMG).

O debate será realizado às 19h, no auditório Aruanda, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa. O evento é uma realização do Fórum Interinstitucional pelo Direito à Comunicação (FINDAC).

O encontro também contará com o lançamento do livro “Jornal Nacional: um ator político em cena – do impeachment de Dilma Roussef à eleição de Jair Bolsonaro”. Publicada a partir da tese de doutorado da professora Eliara Santana, a obra analisa as estratégias discursivas utilizadas pelo principal telejornal brasileiro que contribuíram para a consolidação da narrativa jornalística que legitimou o processo de impeachment contra a ex-presidente da República, Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores (PT), sem crime de responsabilidade.


Divulgação

Eliara Santana esteve em João Pessoa no mês de agosto, debatendo com estudantes, professores, jornalistas e ativistas políticos no Espaço Cultural José Lins do Rêgo sobre o fenômeno da desinfodemia (pandemia da desinformação) e de que forma a desinformação atinge o direito fundamental das pessoas à comunicação e os prejuízos que causa a democracia. Agora, ela volta à Paraíba, acompanhada de outros pesquisadores para debater com os paraibanos e paraibanas o cenário político atual no país, o papel da mídia na fragilização da democracia brasileira e a importância do fortalecimento da liberdade de expressão, um dos pilares do sistema democrático que tem sido usado de maneira inadequada por regimes autocratas para justificar a implantação de ditaduras.

Palestrantes

Maria Luiza Alencar Mayer Feitosa é doutora em Ciências Jurídico-Econômicas, com pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade, e ex-Pró-Reitora de Pós-Graduação da UFPB.

Eliara Santana é jornalista, doutora em Linguística e Língua Portuguesa e integrante do Observatório das Eleições. Ela também é pesquisadora associada do Manchetômetro e faz parte da equipe de Desenvolvimento do Curso Massivo Aberto Online de Alfabetização Midiática Informacional e Diálogo Intercultural UNESCO e UNICAMP.

Mestre em Direito e doutora em Ciência Política, Gisele Cittadino também é professora associada da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e autora do livro “Pluralismo, Direito e Justiça Distributiva.”

Leonardo Avritzer é doutor em Sociologia, professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e coordenador do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT IDDC) e do Observatório das Eleições. Ele também é autor de livros como “O Pêndulo da Democracia no Brasil” e “Governo Bolsonaro: Retrocesso Democrático e Degradação Política”.

 

Edição: Maria Franco