Paraíba

MINORIA

Apenas 31% dos deputados eleitos na Paraíba são negros

Dos 48 parlamentares que ocuparão a Câmara dos Deputados e a ALPB em 2023, 33 são brancos, 13 pardos e só 2 pretos

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Dr. Damião (União Brasil) e Cida Ramos (PT) foram as únicas candidaturas pretas eleitas na PB - Reprodução

Nos próximos quatro anos, a representação política da Paraíba no Legislativo federal e estadual será, mais uma vez, majoritariamente branca.

Segundo levantamento realizado pelo Brasil de Fato PB a partir de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dos 48 parlamentares que ocuparão as cadeiras da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) a partir de 2023, apenas 13 se autodeclararam como pessoas pardas e dois como pessoas pretas, o que significa que só 31% dos mandatos serão assumidos por representantes negros. O deputados brancos somam 33, o que corresponde a aproximadamente 69% do total.

Entre os 12 deputados federais eleitos no estado a diferença é ainda maior, com 10 dos parlamentares autodeclarados como brancos (83,3%) e apenas um pardo e um preto. O primeiro é Wellington Roberto (PL) e o segundo Dr. Damião (União Brasil), ambos reeleitos.

Já na ALPB, dos 36 deputados estaduais que passarão a atuar nos próximos quatro anos, 23 são brancos (63,8%) e 12 pardos (33,3%). A deputada Cida Ramos (PT) será a única representante política autodeclarada preta na Casa.

De acordo com o TSE, a Paraíba registrou em 2022 um total de 702 candidaturas aos cargos de deputado federal e estadual. Sendo 238 ao legislativo nacional e 464 ao estadual.

Na disputa pelas vagas da bancada paraibana na Câmara dos Deputados, 124 candidatos se declararam brancos, 95 pardos, 31 pretos e um indígena. Já na disputa estadual, os pardos foram maioria, com 229 candidaturas. Em seguida vêm os candidatos brancos, com 165, e pretos, com 64.Apenas duas candidaturas a deputado estadual foram registradas como indígenas e uma amarela.

 

Edição: Maria Franco