O Dia Nacional da Consciência Negra foi celebrado no último domingo, 20 de novembro, no Ponto de Cém Réis (Centro) com atividades diversas, culminando com a apresentação, à noite, do espetáculo Auto dos Orixás.
A realização do espetáculo é do Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, com programação gratuita, já há 12 anos.
"O Auto dos Orixás, na sua 12ª edição, veio falar exatamente sobre a cura que, em iorubá 'Ajaió ti iwosan' significa 'celebrando a cura'. Nesta edição tivemos a direção de Ana Rosa, fotografia de Ricardo Peixoto, coreografia de Luciana Peixoto, roteiro de Elioenai Gomes e a participação de um tribal só de mulheres", explica Nai.
A programação Afro Cultural começou a tarde, com Feira Preta, Roda de Capoeira, Performances, Feira de livros, pré-lançamento do Livro 'Composto escola: comunidades e sabenças vivas' de editora Roça de Quilombo e N-1.
O Espetáculo
"O Auto dos Orixás é um espetáculo em nove atos que narra a história de cura da identidade contada através de danças, músicas e performances brincantes. Um homem celebra o sagrado masculino através do reconhecimento do feminino, princípio gerador de vida. O caminho de reconhecimento de nossa humanidade e do equilíbrio da saúde percorre o entendimento da Dança Da Vida, da força sagrada feminina e da força primordial masculina”, destacou o release do espetáculo.
Veja as Imagens
Edição: Maria Franco