No próximo dia 11 de dezembro o Gabinete de Transição do governo Lula (PT) deve apresentar o relatório final com análise dos programas implementados pela gestão de Jair Bolsonaro (PL) e o anúncio das ações e medidas prioritárias para os primeiros 100 dias de governo. Composta por 31 Grupos Técnicos, a equipe de transição conta com a participação de representantes da Paraíba em diversas áreas.
Os primeiros a serem anunciados, ainda em novembro, foram o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e o deputado federal Gervásio Maia (PSB). Veneziano foi convocado para compor o GT de Turismo e Gervásio Maia para o GT de Desenvolvimento Regional.
Em dezembro, foi a vez do ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais (PT), ser anunciado para o Grupo Técnico de Saúde. O petista, inclusive, lembrou que em gestões passadas, teve a oportunidade de ser diretor executivo da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e diretor de recursos logísticos da Presidência da República.
“Fizemos um excelente trabalho em todo Estado da Paraíba durante a campanha de 2022 a favor da vitória do Presidente Lula. Acredito que a minha atuação na Funasa em outras gestões, assim como a atuação na campanha, contribuiu para a minha nomeação oficial”, destacou o político em seu perfil nas redes sociais.
Quem também passou a integrar a equipe em dezembro foi a então secretaria executiva de Juventude da Paraíba, Madu Ayá. Ela foi convidada para fazer parte do Conselho Consultivo do Grupo de Trabalho de Juventude.
“Muito me honra poder contribuir com a transição, vamos juntas(os) nessa construção e reconstrução de políticas públicas voltadas para as nossas juventudes! Grata a todos que acreditam e confiam no meu trabalho!”, comemorou a cantora nas redes.
Outra mulher paraibana que tem participado das atividades do Gabinete de Transição é a cacique indígena e vereadora de Rio Tinto, Claudecir Braz, mais conhecida como Cacique Cal (PP). Ela integra o Grupo Técnico de Povos Originários.
Por fim, encerram a lista dos paraibanos os advogados Flávio Moreira e Rodrigo Farias. Os dois contribuirão com o GT de Justiça e Segurança Pública.
Pós-Doutor em direito, Rodrigo Farias é irmão do deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) e foi procurador do município de João Pessoa na gestão do ex-prefeito Luciano Cartaxo (PT).
Além de fundador da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraiba (ASPOL) e representante do estado na Conferência Nacional de Segurança Pública realizada em 2009, Flávio Moreira é presidente estadual do Agir36, partido que apoiou a reeleição do governador João Azevêdo (PSB) em 2022 e que faz parte da aliança que elegeu Lula presidente.
“Em 2002, lembro da emoção quando elegemos @lulaoficial presidente pela primeira vez. Lágrimas de felicidade ao ver um homem do povo, simples, humilde e NORDESTINO chegar ao posto mais alto da República. Hoje, por indicação partidária, passo a integrar o Governo de Transição do Presidente @lulaoficial, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade junto ao Governador @joaoazevedolins aqui no Estado e para apresentar ideias e diagnósticos que contribuam para concretizar as políticas públicas nas áreas de Justica e Segurança Pública”, declarou Moreira em rede social.
Edição: Maria Franco