Além do cargo de governador da Paraíba, em 2023 João Azevêdo (PSB) também assumirá a presidência do Consórcio Nordeste. A decisão foi tomada na última semana em reunião virtual que contou com a presença de gestores dos nove estados que integram a autarquia. O governador da Paraíba foi eleito por unanimidade e substituirá o atual presidente, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).
Além de Azevêdo e Câmara, participaram da votação os governadores Belivaldo Chagas (Sergipe), Carlos Brandão (Maranhão), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), Izolda Cela (Ceará), Paulo Dantas (Alagoas), Regina Sousa (Piauí), Rui Costa (Bahia), além do governador eleito de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD).
Em publicação nas redes sociais, o governador da Paraíba agradeceu a confiança dos colegas e destacou a importância política e administrativa do Consórcio Nordeste.
“Para mim será uma honra estar à frente da instituição em um momento tão importante para o país. Nós sempre tivemos uma gestão compartilhada, com as decisões colegiadas e vamos manter as pautas em discussão com todos os governadores em reuniões permanentes. O Nordeste tem um papel político e administrativo muito importante e parabenizo Paulo Câmara, Rui Costa e Wellington Dias pelo trabalho, consolidando o Consórcio como ferramenta de planejamento e vamos dar continuidade ao que vem sendo construído e agradeço a confiança de todos”, declarou o governador da Paraíba.
Consórcio
Criado em 2019, o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) tem como propósito servir de instrumento jurídico, político e econômico de integração dos nove Estados da região, atuando como um articulador de pactos de governança. Na prática, a autarquia tem possibilitado a implementação integrada de políticas e a prestação de serviços em áreas como educação, comunicação, saúde, infraestrutura e segurança pública.
Nos últimos anos, o Consórcio ganhou notoriedade, sobretudo, pelas ações de combate à pandemia de Covid-19 como, por exemplo, a compra de vacinas e a promoção de campanhas educativas a partir das recomendações do Comitê Científico do Consórcio e da própria Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com página institucional da autarquia, os principais objetivos do Consórcio Nordeste são: promover a integração regional; articular e implementar políticas públicas integradas; ampliar e modernizar a infraestrutura de exploração dos recursos naturais da região; atrair investimentos internos e externos; modernizar a gestão dos Estados e buscar parcerias com o setor privado; e realizar compras compartilhadas.
Também fazem parte da lista de objetivos promover o desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e a democracia; fortalecer a participação de micro e pequenas empresas na economia regional; e gerar o bem-estar social na região.
Edição: Maria Franco