Paraíba

TEATRO DO ABSURDO

Espetáculo 'Piquenique na Amazônia' se apresenta no Teatro Santa Roza, neste fim de semana

Peça dialoga com o Teatro do Absurdo, parodiando as 'absurdidades' ditas pelo último presidente

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Reprodução - Card: Reprodução

Estréia no palco Teatro Santa Roza, neste sábado e domingo (21 e 21/01), o espetáculo Piquenique da Amazônia, a partir das 19 horas, com classificação livre.

O peça narra o que seria uma reunião ministerial no meio da floresta amazônica, um piquenique entre o Presidente da República e um dos Ministros, para decidirem o futuro da pasta do Meio Ambiente e o futuro do Brasil.

A partir disso situações inusitadas e absurdas vão acontecendo, trazendo um resgate de muitas das fala absurdas (e reais) do ex-presidente Bolsonaro e também de outras figuras da Paraíba.

A peça surgiu no contexto do Curso Livre do Teatro Santa Rosa, em 2019.

“A gente fez um laboratório de investigação sobre o que é chamado o Teatro do Absurdo, mas tentando dar um caráter mais contemporâneo e, sobretudo, mais brasileiro sobre as nossas absurdidades, que estão na nossa sociedade. E a gente pegou um texto meio que clássico - não sei se esta palavra se adequa - mas é um texto famoso do Teatro do Absurdo que se chama Piquenique no Front (de Fernando Arrabal, escrita pelo autor espanhol em Madrid, 1952) que se passa na Segunda Guerra Mundial, e eles fazem um piquenique no meio do fornt de batalha. E aí trouxemos para a nossa realidade, fizemos uma adaptação do que seria um piquenique na Amazônia”, conta Caio Ceragioli, diretor da obra.

O espetáculo foi apresentada pela primeira vez em outubro do ano passado (2022), no segundo turno das eleições.


Espetáculo Piquenique na Amazônia - trecho de apresentação / Foto Thercles Silva

“A gente entende que essa crítica para essas absurdidades, essa energia bolsonarista está para além de ele ainda estar presidente ou não. É esse universo de notícias falsas, muita gente não sabe o que é verdade e o que é mentira, o questionamento sobre coisas básicas como as vacinas, a própria terra plana voltando…”

Serviço

Piquenique na Amazônia 
- Dias 21 e 22/01 (sábado e domingo) 
- 19h no Theatro Santa Roza

Sinopse
Em meio à frondosa floresta amazônica, um presidente e seu(s) ministro(s) de Estado se reúnem em um piquenique saudável para apresentar ideias geniais para o futuro de uma nação ameaçada – pelo comunismo e pelo excesso de árvores. Piquenique na Amazônia surge a partir do laboratório de investigação cênica sobre o Teatro do Absurdo, realizado pelo Curso de Teatro do Theatro Santa Roza e Cia. Bicho Solto, e traz uma perspectiva sobre as atuais absurdidades no Brasil (e no resto do mundo) em tempos de notícias falsas, falácias patrióticas e verdades cloroquínicas.

FICHA TÉCNICA:
Texto: André Adinkra, Caio Ceragioli, Ludmila da Mata, Someis e Sophia Cardoso.
Atuação: André Adinkra, Someis e Victor Figueiredo 
Direção: Caio Ceragioli
Sonoplastia: Victor Figueiredo
Iluminação: Henrique de Castro

Entrada gratuita / Classificação LIVRE

Edição: Maria Franco