Paraíba

CULTURA PARAIBANA

Festival “A Cena do Lado de Fora da Cena” é realizado nesta sexta (20), em João Pessoa

Evento acontece na Vila do Porto, às 20h, e tem como objetivo ampliar a visibilidade de artistas paraibanos(as)

Brasil de Fato PB | João Pessoa |
Festival "A Cena do Lado de Fora da Cena" - Arte Divulgação

Nesta sexta (20), às 20h, na Vila do Porto, que fica no Centro Histórico de João Pessoa, acontece o Festival “A Cena do Lado de Fora da Cena” onde artistas locais mostram sua música e arte. Os ingressos estão sendo disponibilizados através da plataforma Sympla. O Festival foi pensado pelo produtor cultural e instrumentista, Victor Figueirêdo, e busca dar visibilidade aos artistas paraibanos e paraibanas, além de estabelecer um diálogo com os vários gêneros musicais como rap, coco, pop, eletrônica e ciranda, desmarginalizando a cena musical da Capital e fortalecendo o trabalho desses artistas. 

“O objetivo é mostrar o quão plural é o cenário musical paraibano, por isso o festival surgiu quando em uma conversa sobre esse cenário com a cantora Helayne Cristini, percebemos que muitos artistas foram prejudicados pela pandemia de COVID19, outros estão algum tempo tentando consolidar uma carreira dentro da cidade, além de novos artistas que estão surgindo nas periferias, então pensamos em algo que buscasse dar visibilidade e ampliação ao trabalho dessas pessoas”, declarou Victor. 

Estarão participando do Festival  Helayne Cristini, Mc’Hirlla, Cida Alves, Fred Borges, Mallu Morena, Preto A,  Amáury Veras + Frevoada, Partinaz, Gabriel Egito, Victor Figueirêdo + Radiola Jamaicana. “ É a partir dessa reunião que nós, enquanto artistas, também podemos absorver outros gêneros musicais e  incorporar na nossa arte, expandindo a perspectiva artística do cenário cultural paraibano”, pontua o produtor cultural. 

Victor ainda enfatiza que o Festival apresenta essa dinâmica de proporcionar ao público ouvir outras histórias, culturas, sentimentos, para além do que já está acostumado, e lembrar da importância da música local, da cultura paraibana, da história do seu lugar. “ Precisamos quebrar essas amarras que a sociedade impõe e que gera esse espaço maior para o que o grande massa consome, só assim percebemos essa cultura local, de comunidade, que é de extrema importância para a história da Paraíba. Essa música vem de um espaço -  que é a periferia -  e coloca na mesa questões sociais como racismo, lgbtfobia, desigualdade, machismo, gordofobia, por isso o festival vem com essa força de dar voz a essa arte e reconhecer esse artistas como importantes e necessários, além de registrar a história e no futuro a comunidade entender como se vivia por exemplo no bairro de Mangabeira, do Cristo, nessa época”, afirma Victor Figueirêdo. 

Para adquirir seu ingresso é só acessar Festival "A Cena do Lado de Fora da Cena"  


 

Edição: Maria Franco