Nesta quarta-feira (01) a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a cerimônia para posse dos deputados eleitos e reeleitos no estado. Os parlamentares foram empossados em cerimônia que aconteceu no plenário José Mariz, na sede do Poder Legislativo, em João Pessoa. Assinaram o termo de posse 36 deputados e deputadas, sendo 23 parlamentares reeleitos e 13 novos eleitos, desse número, 11 estão assumindo pela primeira vez o mandato, o que representou uma renovação de 36% na ALPB. O Republicanos foi o partido com mais representantes. O número de mulheres eleitas permanece o mesmo da última eleição - seis mulheres - representando 16% da bancada. 23 candidatos se declararam brancos, somente dois parlamentares se autodeclararam pretos: Cida Ramos e Tião Gomes. Outros se declararam pardos.
MESA DIRETORA NA ALPB
Após a cerimônia foi realizada eleição para mesa diretora dos próximos dois biênios, e o deputado Adriano Galdino (PSB) foi reeleito, comandando a ALPB até 2027.
OPOSIÇÃO NA ALPB
No dia anterior, terça-feira (31), em reunião, o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) foi escolhido o novo líder da bancada de oposição na ALPB. George Moraes, do União Brasil, será seu vice.
O nome de Wallber Virgulino foi um dos citados no pedido dos advogados do Grupo Prerrogativas para suspenção de sua posse. Os advogados acusaram 11 deputados eleitos de incitarem os atos antidemocráticos e golpistas de 8 de janeiro. Porém, no ultimo domingo, 29 de janeiro de 2023, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou a ação do Grupo Prerrogativas que pedia a suspensão da posse desses deputados bolsonaristas.
CAMARA FEDERAL
Também tomaram posse nesta quarta (01) os deputados federais paraibanos eleitos. A posse foi realizada em Brasília e ao todo foram 12 deputados empossados, lembrando que a Paraíba não elegeu nenhuma mulher para a Câmara Federal. Novamente, o Republicanos foi o partido que mais elegeu deputados, foram 3 eleitos.
SENADO FEDERAL
Efraim Filho tomou posse nesta quarta (01), em Brasília, como senador da Paraíba. O ex-deputado agora terá a missão de ser líder do União Brasil, no Senado.
Edição: Maria Franco