Nessa quarta-feira (22), o advogado Raoni Vita reacendeu um debate histórico sobre a mudança de nome da capital paraibana. O assunto voltou a ser discutido quando o advogado protocolou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) solicitando a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a mudança do nome da capital da Paraíba.
Raoni esclareceu em entrevista a uma rádio local que se trata de uma ação impetrada para o cumprimento de uma lei estadual e pede que o TRE-PB efetive essa garantia constitucional. “Precisamos consultar a população e saber se ela concorda ou não com a mudança do nome. O Tribunal realizará uma consulta plebiscitaria. É uma lei do estado", explicou. A Constituição Estadual da Paraíba prevê que é obrigatória a realização de um plebiscito sobre o nome da capital. Desde 1930, a Capital foi nomeada de João Pessoa.
OUTROS PEDIDOS
Em 2007 nasceu o Movimento Paraíba Capital Parahyba liderado pelo músico Fuba; ele também pedia a mudança da bandeira do estado. Já em 2013 houve um movimento de coleta de assinaturas para instalação de um plebiscito sobre a mudança de nomes.
Na ação enviada ao TRE, o advogado solicita que seja realizada uma campanha para sugestão de nomes antes das eleições municipais que acontece em outubro de 2024. Caso a justiça aceite a ação, os pessoenses irão às urnas decidir não só pelo prefeito e vereadores, mas também se aceitam ou não a mudança do nome da Capital após 90 anos.
Edição: Cida Alves