No ultimo dia 24 de fevereiro foram iniciadas as inscrições para o Curso de Formação de Juristas Populares 2023 da Fundação de Defesa dos Direitos Humanos Margarida Maria Alves e o Serviço de Educação Popular (SEDUP). As inscrições seguem até o dia 24 de março e o início das aulas está previsto para dia 1 de abril (os candidatos selecionados serão avisados via email). As aulas serão realizadas de forma presencial na sede do SEDUP, em Guarabira (PB).
"Através do Curso a Fundação e o SEDUP objetivam diminuir a grande dificuldade de acesso ao judiciário, sobretudo para as pessoas menos favorecidas. Todas as atividades do curso e o respectivo material didático são gratuitos para os/as cursistas, sendo custeada pelo projeto executado pela Fundação Margarida Maria Alves e financiado pela organização alemã Misereor/KZE, parceira da Fundação", esclarece os organizadores.
QUEM PODE SE INSCREVER?
De acordo com o SEDUP, os critérios para participar do curso são:
- Pertencer a uma organização social (ex: sindicato, associação, grupo de mulheres, movimentos culturais e sociais) e residir na Paraíba; Ter no mínimo 18 anos; Disponibilidade para participar de aulas aos sábados entre 8h e 16h, quinzenalmente; Saber ler e escrever; Apresentar cartão de vacinação contra a COVID-19 completo (todas as doses).
- Não poderão se inscrever pessoas com nível superior completo nem alunos (as) do curso de Direito.
"Durante o Curso, os alunos participarão de “Cirandas de Direito”, atividades realizadas nas comunidades carentes onde serão colocados em prática os conhecimentos obtidos nos cursos. Nestas Cirandas , acompanhados pela equipe do Curso, os futuros Juristas Populares atenderão durante todo o dia pessoas com dúvidas relativas aos seus direitos e apresentarão possíveis soluções para seus problemas, como o acionamento do Ministério Público, da Defensoria Pública ou outros órgãos de defesa dos direitos dos cidadãos", acrescenta os organizadores.
LINKS PARA EDITAL E INSCRIÇÃO
Edital: https://bit.ly/EditalCJP2023
Ficha de Inscrição: https://bit.ly/FichaCJP2023
*Com informações da Fundação e SEDUP
Edição: Cida Alves