Neste domingo, 26 de março, a partir das 10h, na Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos, em Alagoa Grande (PB) acontece a quinta edição da Festa do Coco que celebra a cultura e as tradições quilombolas, com destaque para a gastronomia quilombola, apresentações de ciranda, coco de roda e artesanato.
Nalva nasceu e cresceu em Caiana e hoje é proprietária do restaurante Rita de Chicó, que fica localizado dentro da comunidade e leva o nome de sua mãe, que sempre manteve viva a culinária e gastronomia quilombola da região. " A festa é um momento de ancestralidade viva, onde temos a oportunidade de junto às pessoas da Comunidade, visitantes, pesquisadores e estudantes mostrar a cultura quilombola paraibana, o nosso coco de roda, a nossa culinária, nossa gente", afirma Nalva.
Esse ano a festa acontece no encerramento do mês da mulher e celebra a história de força e de luta de tantas quilombolas de Caiana dos Crioulos. "A festa acontece nesse chão onde pisaram tantas mulheres que existiram e resistiram nos dando a oportunidade de estarmos aqui hoje, a exemplo de minha mãe, Rita de Chicó, de Dona Santana, Luzia, e as tantas Marias que aqui estiveram e criaram seus filhos. Essas já não estão mais aqui, mas ficam outras que continuam o legado e que temos como referência como Dona Bina, uma mulher que me inspira pela sua história; de Tia Ritinha, cirandeira, agricultora e resistência da cultura do coco de roda no quilombo; minha filha Ádila, que com apenas 6 anos já manifesta seu amor pela nossa raiz ancestral tocando tambor e dançando ciranda...", comenta Nalva.
As reservas são antecipadas e estão ao preço de R$ 40 reais incluindo o especial almoço no restaurante Rita de Chicó e podem ser realizadas pelo whatsapp de Nalva (83) 99986-0233.
HISTÓRIA
O evento foi criado pela Comunidade com o apoio de Danilo Aguiar, consultor do SEBRAE; e pela Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-Descendentes da Paraíba (Aacade). "Foram através dessas parcerias que tivemos força para dar continuidade a cultura local e ao restaurante Rita de Chicó", explica Nalva.
Edição: Cida Alves