A Rede de Mulheres de Terreiro e o Movimento de Mulheres Negras na Paraíba estão fazendo circular uma petição para garantir os cuidados com a Estátua de Iemanjá, decapitada há 8 anos por vândalos, na praça em sua homenagem, no final da Avenida Cabo Branco.
“Requeremos, com urgência, do poder público (prefeito e secretários), um plano de ação governamental realizado em diálogo com os movimentos sociais, de mulheres negras e de terreiro, que possa garantir o cuidado com a imagem de Iemanjá, a partir das propostas já feitas presentes no Dossiê RACISMO RELIGIOSO – ATAQUE À IMAGEM DE IEMANJÁ JOÃO PESSOA/PB, bem como outras estratégias para assegurar a efetivação dos marcos legais quanto a população negra e os povos e comunidades de matriz africana”, reitera o documento.
Na última terça-feira (21), o movimento de mulheres foi até a estátua, colaram cartazes e fizeram vídeos denunciando o abandono e a depredação da imagem da entidade religiosa.
A psicóloga e ativista, Hildevânia Macedo, destaca a parceria do movimento de mulheres negras na luta pela restauração da estátua de Iemanjá e contra o racismo religioso. "Nós nos juntamos com as mulheres de terreiro para ecoarmos o nosso grito de reparação da Estátua aos poderes públicos. Também neste 21 de março, pautarmos o debate do racismo religioso e a reflexão do porquê a imagem de Iemanjá degolada não gera comoção?", comentou ela.
Além disso, elas foram até a Câmara Municipal de João Pessoa e Assembleia Legislativa, entregar um dossiê contendo a trajetória de luta nestes últimos 8 anos, pela restauração da Estátua de Iemanjá, ressaltando as promessas do poder público que, até o momento, não foram efetivadas.
Leia o texto da Petição
Iemanjá foi degolada pelos intolerantes religiosos na Paraíba! Racismo é crime!
NÃO SEREMOS APAGADOS/AS/ES PELO RACISMO RELIGIOSO. A Rede de Mulheres de Terreiro da Paraíba e o Movimento de Mulheres Negras na Paraíba te convida para juntas/os/es levantarmos contra o silenciamento do racismo religioso e todas as múltiplas formas violências assinando a petição, com vista a requeremos, com urgência, do poder público (prefeito e secretários), um plano de ação governamental realizado em diálogo com os movimentos sociais, de mulheres negras e de terreiro, que possa garantir o cuidado com a imagem de Iemanjá, a partir das propostas já feitas presentes no Dossiê RACISMO RELIGIOSO – ATAQUE À IMAGEM DE IEMANJÁ JOÃO PESSOA/PB, bem como outras estratégias para assegurar a efetivação dos marcos legais quanto a população negra e os povos e comunidades de matriz africana.
Assine a Petição: https://chng.it/m8dfVFMS
Edição: Polyanna Gomes