Qual o nível de importância que a sociedade brasileira está dando à Educação?
Por circunstâncias da vida, tive a oportunidade de participar mais uma vez de uma edição da CONANE(Conferência Nacional de Alternativas para uma Outra Educação).
A minha formação acadêmica é dentro da área de engenharia, mas como eu sou fruto do resultado da educação na perspectiva de cidadania, mobilidade social e conscientização política, quando há algum evento neste nível interessante de aprendizado, eu tento participar.
A primeira CONANE que eu participei foi em Conde, cidade paraibana que acolheu uma edição regional em 2019, e eu fiquei encantado com o que fora discutido naquela oportunidade.
E nesse mês de março, aproveitando que era a data do meu aniversário, resolvi me presentear, participando da V CONANE, que teve como lema: “ A CONANE DA ESPERANÇA”.
De fato, o pano de fundo do evento é a Educação alternativa, mas lá a gente tem contato com experiências incríveis onde retratam todo o empenho daquelas pessoas, que fazem uma educação de qualidade, com muito amor e compaixão. Além disso, temas como Democracia, Cidadania, Antirracismo, Anticapacitismo, Escola Pública, Educação Básica, Reforma do Ensino Médio, permeiam todo o evento.
Naquele espaço da Universidade de Brasília onde o evento se realizou, eu aprendi, me emocionei, chorei, arrepiei-me, brinquei, compreendi tantas coisas e vi tantas ações extraordinárias, que estão sendo realizadas pelas professoras por todo esse imenso país chamado Brasil, que saí dali com o coração cheio de esperança.
A reflexão que precisamos fazer é sobre o nível de importância que a sociedade brasileira está dando à Educação. É uma temática que foi abraçada como clichê de muitos políticos, mas é um assunto que todas as pessoas neste Brasil, ou pelo menos, as que têm consciência da sua importância, devem abraçar com muita seriedade. O ensino básico é fundamental na construção da cidadania das nossas crianças. Investir maciçamente nesta área, em especial na escola pública, será o caminho para que as verdadeiras mudanças que o Brasil precisa realizar, transformem-se em realidade, para termos uma sociedade menos desigual.
O Ministério da Educação tem um papel fundamental para que o cenário atual mude, porém, é um organismo governamental, grande, lento e que precisa ser cobrado diuturnamente, para que as mudanças necessárias aconteçam. A participação da sociedade é essencial nesse processo e nela estão inclusos eu e você! Se não assumirmos uma postura de cobrança e de proposição, o tempo da mudança será longo. Outrossim, temos os nossos representantes no Congresso Nacional, que só trabalham se forem cobrados efetivamente!!! Precisamos exercer esse papel de fiscalização do poder legislativo!
A V CONANE mostrou que é possível construir uma Educação inovadora, propositiva, criativa, inclusiva, inspiradora e eficiente. Se com tantas dificuldades é viável desenvolver ações tão incríveis, imaginem se o Estado Brasileiro colocasse realmente o seu olhar nessa dimensão tão importante, que é a Educação Pública e de Qualidade?
Viva a CONANE!
Nelcimar Rodrigues
Twitter @brejocultural
Instagram @nelcimar1203
Edição: Cida Alves