Nesta sexta-feira (24), a partir das 18h30, o Centro Cultural Banco do Nordeste que fica localizado na cidade de Sousa (PB), realiza a exposição SerTão Por Elas: Mulheres do Sertão da Paraíba, uma mostra coletiva de mulheres artistas sertanejas das cidades de Patos, Sousa, Cajazeiras, São José de Piranhas e Monte Horebe. A exposição traz os diferentes tipos de arte e técnicas em pinturas, arte digital, arte plástica, fotografia e xilogravuras feitas por essas mulheres. A entrada é gratuita.
A Curadora do CCBNB, Fabiana Cordeiro, conta que realizou inúmeras pesquisas e se surpreendeu com o número de mulheres talentosas, algumas até nem sabiam a dimensão e importância da arte que realizavam.
"Eu fiz um garimpo e fiquei maravilhada com o número de mulheres artistas e com tanto talento, algumas até nem se viam como artistas. Fiz questão de conhecer o trabalho detalhado de cada uma, até porque a maioria está mostrando sua arte pela primeira vez, são trabalhos inéditos", explicou Fabiana
A exposição coletiva foi pensada para o encerramento do mês das março, internacionalmente conhecido como "mês das mulher" por agregar a luta pelos direitos das mulheres. Sendo assim, Fabiana esclarece que a exposição objetiva apresentar o potencial das artistas sertanejas e suas capacidades de expressarem seus sentimentos através da arte.
"São todas mulheres do sertão da Paraíba e o intuito é esse: fazê-las reconhecidas, ampliar os espaços para mulheres nas galerias de arte do estado, na mídia, porque ainda ocupamos um espaço minoritário nesses lugares", comenta a curadora.
SERTÃO POR ELAS
A exposição conta com as obras de 15 artistas sertanejas, são elas: Cida Medeiros, Endemoniegge, Giovanna Veras, Kariny Dayse, Leivs, Lumenna, Thayná, Maraisa Quintino, Mércia Ginna, Nabila, Polly Omi, Regina Pereira, Rosimere Brito, Sara Andrade, Vanessa Oliveira e Virna mr. A curadoria fica por conta de Fabiana Cordeiro.
Edição: Cida Alves