O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em seu terceiro mandado (2023-2027) e, nesta segunda (10) completa 100 dias de governo. Chegando ao seu quarto mês, Lula destacou que esses dias foram marcados por balanços e anúncios de novas medidas. O grande destaque, de acordo com a Agência Brasil, segue sendo a retomada dos programas sociais que haviam sido abandonados nesses últimos anos.
Durante entrevista especial para a TV BRASIL, o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Paulo Pimenta, falou sobre estarem cumprindo objetivos claros afirmados pelo presidente, como os programas sociais. “Conseguimos chegar aos 100 dias cumprindo um objetivo que o presidente Lula nos deu, [que é] devolver ao povo brasileiro programas, ações, direitos que o povo teve, mas que, em determinado momento, foram retirados. Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, Mais Médicos e tantos outros, que são programas que têm uma memória afetiva da sociedade", afirmou.
PARAIBANOS (AS) NO GOVERNO LULA
Durantes esses pouco mais de três meses, alguns paraibanos e paraibanas veem sendo anunciados para compor cargos federais em Brasília e na Paraíba. Ministérios como o da Saúde, Agricultura, Cidades e Meio Ambiente vem nomeando profissionais paraibanos(as) para esses próximos anos de governo Lula.
O pessoensse, arquiteto e urbanista, Flávio Tavares foi nomeado no último dia 3 de abril para o cargo federal de Coordenador Geral de Planos Participativos do Departamento de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos. Flávio é mestre em Desenvolvimento Urbano e já havia participado do grupo de transição do Ministério das Cidades. Flávio Tavares também integra a Rede Br Cidades, o Conselho Superior de Arquitetos do IAB e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades da Fundação Perseu Abramo. Atuou como Secretário de Planejamento de Conde/PB e depois como consultor em Planejamento e Gestão Urbana no Instituto Território. Em suas redes sociais, Flávio comentou sua nomeação: “Ocupo esse espaço ciente da responsabilidade de representar muita coisa e muita gente. Sou paraibano consciente das desigualdades regionais estruturais do país e nossas periferias precisam de políticas reforçadas, coerentes com essa realidade e, pensadas por nossa gente”, afirmou.
Natural de Patos, no sertão da Paraíba, Lenildo Morais foi nomeado para o cargo de diretor executivo da Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab. “A Conab é um órgão estratégico para a superação da fome em nosso país. Um órgão importante para a construção de um estoque regulador de alimentos em nosso país. Quero destacar que terei uma boa relação com os servidores do órgão, pois isso é fundamental para o fortalecimento da instituição”, destacou o patoense. Lenildo Morais é graduado em Geografia, já foi ex-prefeito da Cidade de Patos (PB), trabalhou como Secretário do Estado da Paraíba, foi superintendente do INCRA e Diretor Executivo da FUNASA.
O psicólogo cajazeirense, João Mendes de Lima Júnior, foi nomeado no último mês de março para ocupar o cargo em comissão executiva de coordenador-geral de Normas, Estudos e Projetos da Rede de Atenção Psicossocial do Departamento de Saúde Mental da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, no Ministério da Saúde.
O médico sanitarista e ex-secretário executivo de Saúde da Paraíba, Daniel Beltrami, foi nomeado no início de março para a vice-presidência da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que é maior rede de hospitais públicos do Brasil. Daniel já foi consultor do Ministério da Saúde no Programa SOS EMERGÊNCIAS; na Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo; Hospital da Restauração, em Recife; Hospital de Trauma, em João Pessoa.
O professor e médico de família e comunidade, Felipe Proenço, foi nomeado Diretor de Programas na Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. Felipe já foi professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba nos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Família e de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Foi Diretor Geral da Escola de Saúde Pública da Paraíba (2021-2022),se vinculando ao Mestrado Profissional em Saúde da Família em programa conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba e onde esteve como coordenador adjunto do inquérito epidemiológico nas escolas realizado pelo Continuar Cuidando Educação. Foi Secretário Substituto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e Diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, onde teve a atribuição de Coordenador Nacional do Projeto Mais Médicos para o Brasil (2012-2016)
Kleyber Oliveira / Divulgação - Redes Sociais
Kleyber Oliveira Nóbrega, servidor de carreira do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), assumiu a Direção do Departamento de Obras Hídricas e Apoio a Estudos sobre Segurança Hídrica da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica, no Ministério da Integração Nacional e do Desenvolvimento Regional, com lotação em Brasília-DF.
NOMEAÇÕES FEDERAIS NA PARAIBA
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, nomeou a analista ambiental Gisele de Sousa Lima Pantaleão para o cargo de substituta da vaga de superintendente do Ibama na Paraíba. A superintendente interina é graduada em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural da Amazônia. É servidora pública da Ibama-PA, com experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, auditoria de sistemas oficiais de controle e fiscalização ambiental.
A militante sindical Maria Auxiliadora dos Santos, paraibana de São José de Caiana. Ela é a nova integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável da Presidência da República. Auxiliadora já foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Brinquedo do Estado de São Paulo – o SINDBRINQ, e possuí relação próxima ao Presidente Lula.
Paulo Marcelo de Lima, ex-presidente da Central Unica de Trabalhadores (CUT) na Paraíba e atual dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, foi nomeado como o novo superintendente do Trabalho no Estado.
Antônio Barbosa, que é o atual presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, foi nomeado no cargo comissionado Executivo de Superintendente Regional da Superintendência Regional da Paraíba – SR(PB). Antônio já atuou como advogado da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e também junto ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Federações e dezenas de Sindicatos de Trabalhadores Rurais. A portaria de nomeação foi assinada pelo presidente nacional do Incra, César Fernando Schiavon Aldrighi.
Christiane Corrêa Machado foi designada como como nova superintendente regional da Polícia Federal na Paraíba. Christiane é formada em Direito, foi técnica judiciária do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e é delegada da Polícia Federal desde 2003. Ficou conhecida nacionalmente por uma investigação envolvendo o ex-ministro Sérgio Moro e o ex-presidente Jair Bolsonaro, quando ela coordenou um grupo de nove delegados que apuraram o caso junto ao STF.
Edição: Cida Alves