A edição 2023 do Palco Giratório do SESC traz para João Pessoa no Theatro Santa Roza, que fica no Centro da Capital, nesta quinta-feira, 27 de abril, às 20h, o espetáculo “A Invenção do Nordeste”, interpretado pelo Grupo Carmin @teatrocarmin, do Rio Grande do Norte. A entrada é gratuita e a distribuição das senhas será feita pelo Sesc, na fila, uma hora antes do evento. A obra tem classificação etária 12 anos.
SOBRE A PEÇA
Motivada por reações xenófobas, manifestadas na internet durante as eleições de 2014, a atriz Quitéria Kelly encontrou, na obra de Durval Muniz de Albuquerque Júnior, um ponto de partida para refletir sobre as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro: “A Invenção do
Nordeste e Outras Artes”.
Durante a pesquisa, o Carmin mergulhou nos mecanismos estéticos, históricos e culturais que contribuíram para a formação de uma visão reducionista do Nordeste brasileiro.
" 'A Invenção do Nordeste' aborda o surgimento e a trajetória histórica da região Nordeste, propondo a desconstrução da imagem estereotipada do nordestino", afirma Quitéria Kelly.
HISTÓRIA
Pablo Capistrano e Henrique Fontes escreveram uma auto ficção, na qual um diretor é contratado por uma grande produtora de fora do Nordeste para preparar dois atores nordestinos que disputam pelo papel, justamente, de um personagem nordestino. Durante a preparação, a identidade nordestina entra em cheque. Afinal, existiria apenas uma identidade nordestina?
Com a peça “A Invenção do Nordeste”, o Grupo Carmin recebeu os prêmios Shell, Cesgranrio, Do Humor, APTR, Botequim Cultural e Questão de Crítica, e foi selecionado pelo SESC Nacional para integrar o programa de circulação Palco Giratório 2023. A obra vem sendo apresentada em 14 cidades de 12 estados brasileiros.
Com informações SESC PB e Grupo Carmin
Edição: Cida Alves