Nesta sexta-feira, dia 5 de maio, às 20h, no Theatro Santa Roza, a cantora e produtora gaúcha Letícia Torança, irá estrear o espetáculo Firmamento, que é protagonizado por ela, além de ter sua direção artística.
"Eu não posso revelar tudo (risos) porque quero que você possam ter essa experiência, mas o espetáculo Firmamento fala de manifestações do céu, das estrelas, do sol, da lua e, como que essas manifestações de alguma forma, nos influencia na vida aqui na terra, né? Esse espetáculo é diverso, cheio de multilinguagens: a cênica, a musical, a poética. Ele nasceu de uma canção, que se comunicou com outra, foi dialogando e formando o meu repertório em torno desse tema: o céu", explica a cantora.
Levar o encantamento por meio da arte a todos os públicos, de todas as classes sociais e, principalmente às classes de menor acesso aos meios culturais, também é um objetivo desse espetáculo.
Os ingressos estão ao preço de R$ 30,00 (inteira) e disponíveis à venda pelo pix [email protected]. O comprovante de pagamento deve ser enviado para o contato (83) 99983-3800. O ingresso pode ser retirado na bilheteria do theatro 30 minutos antes do espetáculo.
SOBRE FIRMAMENTO
“FIRMAMENTO” é um espetáculo com uma proposta de 'multilinguagem', dentre elas a cênica e musical, além de outras manifestações como poesia, dança. O espetáculo nasce em torno de um repertório predominante de canções da música popular brasileira, buscando referências culturais no nordeste e no sul do Brasil, juntamente com o trio instrumental composto por percussão, viola brasileira/violão e guitarra. O mote deste espetáculo é o céu e a força que rege a natureza. No palco, Letícia estará acompanhada de Franscisco Andrade, Tarcísio Almeida e Zé Reinaldo, além da participação especial do ator, diretor de cinema e cantor paraibano André Morais.
"Pra gente traduzir essas múltiplas linguagens precisamos de uma grande equipe que trabalhe nesse sentido. Queremos comunicar pro público a melhor experiência do espetáculo e por isso estou grata e honrada de ter pessoas tão talentosas comigo. Francisco, Ricardo, Andre, Yan que faz um trabalho belíssimo na projeção das imagens, o Zé, o Tarcísio, enfim, uma equipe, um coletivo que pensa em todo esse momento", comenta Letícia.
A cantora e diretora destaca ainda o trabalho de iluminação do espetáculo realizado por Henrique e Ricardo Canella, segundo ela, uma parte muito importante do show.
"Nas canções eu falo de como que podemos perceber essas manifestações que vem do céu, essas luzes, e reverberar na nossa vida, por isso, a luz é uma parte muito importante porque ela trás o encantamento do espetáculo, desse céu. O trabalho dos meninos é primoroso, é pura arte", afirma.
O repertório contará com canções como: O que me faz cantar, de Geraldo Azevedo; Mucunã, de Guilherme Medeiros; Oriente, de Gilberto Gil; A lua girou, de Milton Nascimento, dentre outras.
Quem quiser conferir um pouco do trabalho da Letícia, esse link contém um trecho musical
SOBRE LETÍCIA TORANÇA
É cantora, professora de canto e produtora. Nascida na cidade do Rio Grande, RS, neta do músico e baterista Wilson Carvalho, começou suas descobertas musicais em casa, mas teve formação na Escola de Belas Artes, RS; Curso de Música da Universidade Federal de Pelotas, RS; Escola Municipal de Música de São Paulo – EMESP, além de estudar com as professoras e cantoras Fabiana Cozza, Cecília Valentim e Regina Machado. Também passou pela formação em balé clássico e contemporâneo, sapateado e piano no Conservatório de Belas Artes, em Rio Grande e na Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo.
Estreou o seu primeiro espetáculo solo em 2004. Foi finalista no Festival da Canção no Rio Grande do Sul, FEARG, em 2005 e na 39ª Edição do Festival Nacional da Canção, com “Valsa de Silêncios”, de Tiê Alves, em Minas Gerais, em 2009. Produziu e dirigiu os espetáculos “SOS ao Brasil”, Tributo a Tom Jobim, Tributo a Dorival Caymmi, integrou o projeto Encanto de Cordas e fez participações em inumeráveis espetáculos com o Quarteto Pererê, apresentou-se no “El Grande Concerto” da Casa de Francisca no Teatro Ibirapuera, São Paulo, em 2015 com o espetáculo Saraivada de Chico Saraiva, ao lado dele e de Vanessa Moreno, Marcelo Preto, dentre outros nomes do cenário musical paulista.
Ao longo de sua carreira vem apresentando o seu trabalho em diversos palcos do país. Em 2022, apresentou "Amanhecência", espetáculo produzido e dirigido por Francisco Andrade, como cantora convidada do compositor Antonio Madureira quando curador musical do projeto Exposição Armorial - 50 Anos, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte, MG. Na Paraíba, participou do Festival das Águas da Paraíba em abril de 2021, com “Sertão”. Ainda em 2022, classificou-se em Segundo lugar na semifinal do Festival da Canção da Aliança Francesa, em Salvador.
FICHA TÉCNICA DE FIRMAMENTO
Direção e Produção Artística: Leticia Torança
Cantora: Leticia Torança
Direção e Produção Musical: Francisco Andrade
Violão e Viola: Francisco Andrade
Violão e Guitarra: Zé Reinaldo
Percussão: Tarcísio Almeida
Direção de Vídeo: Otto Cabral
Projeção de Imagem: Yan Correa
Direção Cênica e Mapa de Luz: Henrique e Ricardo Canella
Edição: Cida Alves